Setur participa do Observatório de Turismo e traça perfil de visitantes na Capital

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A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) realiza, até esta sexta-feira (20), mais uma etapa do monitoramento de seminários e congressos realizados na capital, através do Observatório de Turismo. O objetivo é delinear o perfil dos participantes para analisar os impactos socioeconômicos provocados pelo turismo de eventos e negócios na Capital paraibana. Para isso estão sendo aplicadas pesquisas técnicas aplicadas, desde quarta-feira (18), entre os participantes do 14º Congresso de Ficologia, que acontece na Estação Cabo Branco. Cerca de 100 pessoas já participaram da pesquisa.

De acordo com Paulo Galvão Júnior, chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur, as pesquisas vão orientar sobre os turistas que participam de eventos em João Pessoa. “O resultado desta e de outras pesquisas serão posteriormente divulgado e contribuirá para o direcionamento de investimentos para a promoção do turismo na cidade”, disse.

Esta a quarta vez que o estudo é realizado em 2012. A primeira aconteceu durante o I Simpósio de Avicultura do Nordeste, no Hotel Caiçara, de 28 a 30 de março. A segunda foi durante o VII Congresso de Oncologia Veterinária, que ocorreu de 19 a 21 de abril, no Hotel Tropical Tambaú. Posteriormente, foi realizado no 16º Congresso Nacional de Juízes do Trabalho, entre os dia 1 e 4 de maio, também no Hotel Tropical Tambaú e este último está sendo realizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, durante o 14º Congresso de Ficologia.

Participantes – Participam do Observatório de Turismo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da sua Secretaria de Turismo (Setur), Convention & Visitors Bureau, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), entre outros parceiros.

O gerente de operações do Convention Bureau João Pessoa, Ferdinando Lucena, avalia a importância das parcerias na realização desse projeto. “Essas pesquisas significam que nossas parcerias continuam trabalhando para que a cidade tenha informações cada vez mais precisas sobre a atividade, pois ajudam a orientar as ações e os investimentos públicos e privados para o setor”.

Observatório de Turismo – O Observatório de Turismo de Eventos e Negócios foi criado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em fevereiro de 2009, com o objetivo de mensurar os impactos do turismo de eventos. Com o resultado, o estudo vai auxiliar a iniciativa privada e o poder público nas decisões a serem tomadas, referente à alocação de recursos em projetos e ações que fortaleçam o segmento.

Durante os eventos são aplicados questionários aos participantes com o objetivo de recolher informações que avaliarão características socioeconômicas sobre alguns aspectos específicos, tais como: avaliação do evento, forma e organização da viagem, informações sobre a estadia e opiniões sobre a cidade de João Pessoa.

Cooperação Técnica – O Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, assinaram no último dia 30 de março, um Termo de Cooperação Técnica. Com isto, foi firmado o compromisso de apoio de forma institucional e irrestrita ao Observatório de Turismo na cidade, com intuito de mensurar o comportamento, o perfil e os impactos econômicos dos visitantes que participam de eventos na capital.