Setur realiza ação de conscientização contra a exploração sexual em João Pessoa
Mônica Melo
Uma equipe da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma ação de conscientização contra a exploração sexual em meios de hospedagem na capital. A equipe visitou hostels, hotéis e pousadas observando se os locais possuem cartazes informativos sobre a questão e quais os procedimentos adotados por cada local na hora de hospedar crianças acompanhadas ou não dos pais.
O chefe da Divisão de Infraestrutura e Serviços de Apoio ao Turista, Adauto Brito dos Santos Filho, explica que até agora, mais de 50 estabelecimentos foram visitados e todos estavam cumprindo determinações como ter cartazes e material informativo disponível sobre o combate a exploração sexual infantil, além de não registrar crianças sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais munidos da devida documentação. “Pudemos constatar que hóspede com crianças só faz check-in em João Pessoa se estiver com a documentação correta e isso é muito positivo. A nossa cidade é muito visitada por famílias”, explica.
Além dos profissionais da área, os próprios turistas têm elogiado essa ação. Assim, eles se sentem mais tranqüilos em relação a segurança dos próprios filhos quando estão visitando a cidade. “Pedimos a documentação de todos, mesmo de hóspedes antigos e eles não se incomodam, pelo contrario, eles elogiam. Todos nós temos que fazer as coisas corretamente”, conta a recepcionista de um dos hotéis visitados, Jane Pires.
A diretora de Desenvolvimento Institucional (DDI) da prefeitura de João Pessoa, Ana Flávia Campos Soares de Carvalho, que participa da ação, explica que a equipe vai visitar um total de 107 meios de hospedagem e em seguida produzir um relatório que será entregue ao Ministério Público. “Todas as ocorrências serão notificadas. Inclusive, desde o início da fiscalização já houveram casos encaminhados ao Ministério Público. Nosso objetivo é sempre proteger as crianças”, defende.
Durante a visita aos estabelecimentos, a equipe também deixou material informativo sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite, entre outras doenças, a dengue e a zica. “Algumas pessoas chegam em João Pessoa com medo de contrair alguma dessas doenças, então conversar com os gerentes dos hotéis sobre o assunto e ter um material explicativo para tranqüilizar os hóspedes é muito importante para que as pessoas possam aproveitar melhor sua estadia”, frisa o chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur, Paulo Galvão Júnior.