Setur vai sinalizar área de embarque e fiscalizar passeios para Picãozinho

Por - em 538

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), vai aumentar a fiscalização do número de embarques e desembarques na ilha de Picãozinho, na praia de Tambaú, e oferecer cursos de capacitação a profissionais que oferecem passeios de bugre nas praias do litoral. As ações fazem parte do plano de preparação da Capital para a alta estação e serão apresentadas durante reunião que acontece nesta terça-feira (20), no auditório da PBTur, a partir das 15h, entre representantes da Setur, da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e do trade de João Pessoa.

Além da fiscalização, a Setur, em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), vai demarcar a área de embarque e desembarque em Picãozinho, assim como toda a extensão da reserva. Segundo o secretario municipal de Turismo, Roberto Brunett, essa sinalização foi uma exigência da Capitania dos Portos para poder atuar e fiscalizar a área. “A Setur havia firmado compromisso com a Capitania para fazer a entrega desse equipamento até o dia 30 de novembro. Já estamos com tudo pronto para a colocação”, afirmou.

A Setur também adquiriu 10 bóias arinque para sinalizar a localização das poitas (objetos utilizados como pesos submersos) de concreto ou âncora de ferro, demarcando onde as embarcações podem atracar.  Essa limitação é fundamental para que aconteça a fiscalização e não ocorra degradação do meio ambiente.

Curso – De acordo com a diretora de Marketing da Setur, Georgina Luna, o cronograma do curso destinado aos condutores de bugres engloba aulas de história da Paraíba, geografia e atendimento ao turista. “Muitos desses profissionais trabalham irregularmente. Queremos capacitá-los e mudar essa realidade, para que o turista disponha de um serviço mais qualificado”, explicou.  O curso terá início em 2013 e é uma das ações da Setur para incrementar o turismo da Capital.