Show musical, teatro e espetáculos circenses gratuitos movimentaram mais uma edição do AnimaCentro

Por Max Oliveira - em 552

Programação gratuita para o público infantil e adulto em alguns dos principais cartões postais da Capital. O projeto AimaCentro, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), foi o destino de centenas de pessoas na tarde deste domingo (19).  As atrações se apresentaram no Parque da Lagoa, Bica, Praça da Independência e Parque Cultural Casa da Pólvora, proporcionando cultura, diversão e entretenimento.

Nesta edição, a criançada se divertiu com o espetáculo da Cia de Circo-Teatro Patusco, no Parque da Lagoa. Truques de mágica, picadeiro, mímica e, claro, muitas brincadeiras resultaram em inúmeros sorrisos. “É um grande programa. Mesmo minhas duas filhas sendo bem novinhas, não entendem muito o espetáculo, mas já vão se acostumado com o ambiente, com a cultura”, disse Lúcia Cunha, mãe das gêmeas, Ayla e Eloá, de um ano e oito meses.

Já na Praça da Independência, a Baladinha do Palhaço Pipi promoveu uma interação bastante divertida entre adultos e crianças. Brincadeiras como corrida do saco, quebra panela, pula corda, bambolê e caça ao tesouro garantiu a diversão. A cantora mirim Laís Menezes também participou da festa apresentando cantigas de roda e também clássicos infantis do Trem da Alegria e Balão Mágico. “A Baladinha do Pipi já é conhecida e sempre faz a alegria da garotada”, disse o comerciante Paulo Oliveira, que levou o filho Jonatas Martins, de sete anos.

A programação infantil ainda contou com o Palhaço Tell Pastel, que apresentou a peça Brincando nas Férias, no Parque da Bica. “Onde o AnimaCentro passa arrasta muita gente, porque é um projeto que valoriza os nossos artistas e é voltado para todos os públicos – a família principalmente”, disse o Palhaço Tell Pastel, ressaltando, também, o papel do projeto para os artistas locais. “O momento que vive a cultura de nossa cidade é excelente. Projetos como esse deram uma nova perspectiva pra gente”, concluiu.

Quem encerrou esta edição do AnimaCentro foi o cantor Júnior Cordeiro, acompanhado banda Templários do Sol, no Parque Cultural Casa da Pólvora. O show contou com músicas de sua autoria e outros de nomes como: Raul Seixas, Lula Cortes, Pink Floyd, Zé Ramalho e Alceu Valença. O artista também estava comemorando o lançamento do seu sexto disco, o ‘Vênus Philipéia’, que conta com canções inspiradas na Capital paraibana.

O artista,  inclusive, ressaltou a importância do AimaCentro para a cena musical pessoense. “Diria que esse palco é uma vitrine até mesmo de artistas do Brasil, de tantos nomes, tantas bandas se apresentaram aqui, para o público local. Uma iniciativa muito importante para a arte de modo geral. É um momento muito especial, que eu comemoro justamente com esse disco que retrata tantas coisas boas da cidade, a natureza, a noite, uma cidade poética e belíssima”, exaltou o cantor.

As canções de Junior Cordeiro empolgaram o professor Antônio Luiz Lima, que também parabenizou o projeto AnimaCentro. “Acho que a gente está precisando disso, de incentivo à cultura, de incentivo aos nossos espaços públicos, precisamos realmente ocupar o Centro, viver mais essa parte tão linda da cidade. Os shows, aqui na Casa da Pólvora, cumprem bem com esse papel”, afirmou.

AnimaCentro – É um projeto gratuito, aberto para o público de todas as idades, que tem o objetivo de valorizar as artes cênicas, os artistas regionais e os espaços históricos revitalizados da cidade. A programação conta espetáculos de dança, teatro, música e exposições em pontos do Centro da Capital. O projeto acontece no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Villa Sanhauá, Galeria Casarão 34 e Novo Parque da Bica.