Sine-JP encaminhou 2,8 mil trabalhadores para oportunidades de trabalho

Por - em 650

Thadeu Rodriguessine_alexandre_foto_dayseeuzebio (99)

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) encaminhou 2.831 pessoas para 723 oportunidades no mercado de trabalho, no primeiro trimestre do ano. O Sine-JP captou as vagas de emprego com as empresas da Capital e, para ampliar a chance de efetivação nos postos de trabalho abertos, já capacitou 495 pessoas no período de janeiro a março de 2016.

Uma das pessoas que conseguiu um emprego por intermédio do Sine-JP foi o supervisor de vendas Alexandre Flady. Ele perdeu o emprego no mês de janeiro e, como já tinha cadastro no Sine-JP, foi encaminhado a uma entrevista para concorrer ao cargo que hoje ocupa numa distribuidora de alimentos.

“Foi tudo muito rápido. Eu já tenho cinco anos de experiência na área e, por isto, fui comunicado pelo Sine-JP de que havia uma vaga compatível com meu perfil. Compareci ao Sine, recebi a carta de encaminhamento e, em março, eu já estava empregado”, contou Alexandre Flady.

O secretário-adjunto do Trabalho, Produção e Renda, Paulo Vieira, destaca a função do Sine-JP em proporcionar a oportunidade ao emprego, sobretudo, em um momento de retração da economia. “As demissões são uma realidade da nossa economia, mas o Sine-JP trabalha para poder recolocar estas pessoas no mercado”, destacou.

Capacitação – A capacitação é um dos principais fatores para a reinserção no mercado, segundo o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto. “Nós estamos realizando o programa Sine nos Bairros todas as quartas-feiras, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a de Juventude, levando o cadastramento e a capacitação às pessoas em diversas localidades da cidade”.sine_capacitacao_foto_dayseeuzebio (67)

Além da ação itinerante, o Sine-JP realiza duas capacitações, cada uma ocorrendo por quinzena. Uma delas é a inserção à empregabilidade, com orientações sobre como o candidato a uma vaga deve agir numa entrevista de emprego, desde a roupa, ao uso do vocabulário e a postura corporal.

Outro curso é o de atendimento ao cliente. “Todo mundo realiza algum tipo de atendimento, mesmo quem não é vendedor, porque lidamos com pessoas o tempo todo e precisamos tratá-las com atenção e educação. Numa loja, por exemplo, o vendedor deve se mostrar atencioso, inclusive no pós-venda, para não perder o cliente”, comentou a gerente de Capacitação do Sine-JP, Sandra Diniz.

Os cursos acontecem no Sine-JP, às sextas-feiras, das 9h às 11h30. As inscrições são feitas no decorrer da semana, mas é possível que haja vagas até mesmo no dia do curso.

Parcerias – O Sine-JP também encaminha trabalhadores gratuitamente para cursos realizados por órgãos parceiros, como os integrantes do Sistema S. Neste ano, já houve cursos de gastronomia, operador de computador, recepcionista, vendedor e assistente administrativo, entre outros.

Isadora Bezerra está em busca do primeiro emprego e vai fazer o curso de telemarketing de cobrança por encaminhamento do Sine-JP. “Eu já trabalhei, mas nunca assinaram minha Carteira. Com este curso espero ter alguma vantagem quando aparecerem vagas na área porque eu quero muito trabalhar”, afirmou ela

O Sine-JP está localizado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. O trabalhador deve apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Para concorrer às oportunidades em que o empregador exige apenas o currículo, o interessado deve enviá-lo para o endereço sinejp.imo@joaopessoa.pb.gov.br.