Sine-JP leva atendimento aos bairros e facilita acesso dos jovens ao primeiro emprego

Por - em 860

CR_AdalbertodaSlvaFernandes_Valentina_fotoGilbertoFirmino (11) O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está mais próximo da população. Em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o serviço de cadastramento para acesso às vagas de emprego está sendo levado aos Centros de Referência da Juventude (CRJ). A ação começou nesta quarta-feira (14), no CRJ Adalberto da Silva Fernandes, no Valentina. No próximo dia 20, a equipe do Sine-JP estará no CRJ Reuben Ramalho, no Rangel.

De acordo com o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, o objetivo é facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. “Esperamos beneficiar a população jovem da nossa cidade, facilitando o acesso ao primeiro emprego. Temos parceria com muitas empresas, e algumas priorizam a oportunidade aos jovens, como as do setor de telemarketing, que não exigem experiência”, afirmou ele.

A coordenadora da Juventude, Marília França, destacou que a parceria já está surtindo efeito, considerando que os CRJs são espaços que atendem muitos jovens com a realização de cursos e oficinas. “O Sine-JP atende todos os trabalhadores, mas com este serviço itinerante há prioridade aos jovens, que terão mais oportunidades para trabalhar. Além disso, há o fato de que eles não precisam se deslocar”, disse ela.

Nesta quinta-feira (15) haverá a seleção dos candidatos inscritos no Sine-JP no primeiro dia da ação. Conforme a chefe do setor de Intermediação de mão de obra, Lilian Pereira, as empresas estão selecionando os candidatos no próprio CRJ. CR_AdalbertodaSlvaFernandes_Valentina_fotoGilbertoFirmino (61)

Um dos jovens que estão em busca do primeiro emprego, Juscimara Souza, espera uma colocação no mercado na área de telemarketing ou comércio. “Quero trabalhar como telefonista, balconista ou vendedora. Tenho ensino médio completo e aguardo uma chance”, contou ela.

Samuel Bezerra já teve experiência como menor aprendiz em uma loja, mas agora vai concorrer a uma oportunidade em uma empresa de call center. “Achei muito legal esta iniciativa da Prefeitura de trazer o Sine para perto da população. Quando soube, vim logo fazer meu cadastro”.

Brendo de Melo soube por uma amiga que haveria seleção de emprego no CRJ do Valentina e foi um dos primeiros a chegar. “Estou ansioso para começar a trabalhar. Espero ir bem na entrevista de amanhã”, afirmou o jovem.