Sinfônica de João Pessoa encerra Encontro Internacional de Violistas nesta segunda
Dina Melo
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa encerra, na próxima segunda (12), o I Encontro Internacional de Violistas, na Sala Radegundis Feitosa do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O concerto, previsto para as 20h, tem entrada gratuita e contará com a participação da solista anglo-americana Susan Dubois e regência do maestro Laércio Sinhorelli Diniz.
O encontro, que começou na sexta-feira passada (9), é comemorativo aos 60 anos de fundação da universidade e reúne os principais nomes do Brasil e exterior da viola de arco (ou viola clássica), além de professores, estudantes e amantes do instrumento.
“Neste concerto, faremos a estreia mundial da peça ‘Ybyrapytanga’, do compositor cearense Liduíno Pitombeira, além de executarmos a abertura de ‘Romeu e Julieta’ de Tchaikovsky, uma peça muito desafiante para a orquestra”, pontua o regente. Uma das últimas aquisições do corpo foi a contratação do aclamado spalla Clóvis Pereira Filho, oriundo da Sinfônica Brasileira e da Orquestra de Câmara da Rádio da Dinamarca.
A solista – Apontada pela revista ‘The Strad’ com “uma sonoridade brilhante e arrebatadora”, a violista Susan Dubois é considerada uma das mais importantes artistas e professoras da sua geração.
Conquistou plateias em todo o mundo, desde o Carnegie Hall, em Nova York, onde estreou, ao Teatro Colón de Buenos Aires. Atualmente, integra a comissão julgadora de diversos concursos, como a Corpus Christi International Competition para piano e cordas e a Primrose International Viola Competition.
Estudou na prestigiosa Escola Juilliard de Música de Nova York, onde foi assistente da violista Karen Tuttle, e recebeu o prêmio William Schuman por seu sucesso e liderança. Como recitalista e camerista, rodou os Estados Unidos, América do Sul, Austrália, Itália, Portugal, Coreia e África do Sul.
“Susan é muito conceituada não só como pedagoga, mas como musicista, tendo estudado com os mais destacados violistas do mundo e sido reverenciada nas mais respeitadas publicações de artes”, destaca Ulisses Silva, professor de viola da UFPB, coordenador do evento e membro da Associação Brasileira de Violistas.
Programa:
– Ybyrapytanga (Liduíno Pitombeira);
– Romeu e Julieta (Abertura fantasia) (P. Tchaikovsky).
– Romance para Viola e Orquestra, op. 85 (Max Bruch);
Solista: Susan Dubois
– Valsa do Imperador para 12 Violas (J. Strauss);
– Dezviolada para 10 Violas (E. Aguiar).