SMS encerra atividades do Outubro Rosa com missa na capela do ICV e disponibilização de serviços

Por Rebeka Paiva - em 393

D R T . R J .15855.Ivomar Gom,es Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quarta-feira (31), uma missa em ação de graças pela Campanha Outubro Rosa, na capela do Instituto Cândida Vargas (ICV). A missa marcou o encerramento da campanha da SMS, que aconteceu durante todo o mês de outubro.

“Aqui no Cândida Vargas, cuidamos da saúde desde o momento em que a vida se inicia, um cuidado amplo e humanizado, e é esse cuidado que buscamos levar para todos os nossos usuários em todos os nossos serviços e em nossas campanhas, como o Outubro Rosa”, destaca a secretária-adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Dentro da programação de encerramento do Outubro Rosa, também foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde bucal, auriculoterapia, ventosaterapia e cuidados de beleza às usuárias, acompanhantes e trabalhadoras.

Uma das usuárias que participou da atividade foi Larissa Lucena, mãe do pequeno Miguel, de seis dias de vida. “Meu filho nasceu prematuro, e aqui no Cândida Vargas eu tive um acolhimento e atendimento incrível, um parto humanizado, um cuidado que tem sido lindo e, pra completar, houve outro momento de cuidados com a gente, lembrando que mesmo sendo mães, também precisamos ser cuidadas”, comentou a dona de casa.

D R T . R J .15855.Ivomar Gom,es Pereira.

Saúde da mulher – Em João Pessoa, a rede municipal disponibiliza o exame de mamografia para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em três serviços conveniados. São eles: Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paulo e Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC).

Desde o mês de maio deste ano, o fluxo para a realização do exame foi simplificado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para facilitar o acesso das mulheres aos serviços. A usuária deve se dirigir primeiramente à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.

Em posse do encaminhamento, as mulheres munícipes de João Pessoa podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou dirigir-se diretamente a um dos três serviços conveniados. No caso das moradoras de outros municípios, pactuados com a Capital, os exames devem ser agendados por meio das secretarias de saúde de onde residem.

Oferta de exames – A rede municipal conta com uma capacidade de oferta de 4,5 mil mamografias ao mês, destinadas às usuárias da rede pública. Este ano já foram realizadas 18,1 mil mamografias, considerando que há um absenteísmo de 40% em média, variando mês a mês. Já em 2017, foram realizados aproximadamente 20 mil exames deste tipo durante todo o ano.

Para auxiliar na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, além da mamografia, a rede municipal oferece exames de ultrassonografia, biópsia, punção e, em ultimo caso, cirurgias.