SMS realiza 2ª etapa do curso de Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador

Por - em 379

Thibério Rodrigues

foto.Ivomar Gomes Pereira (10)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (30) a segunda etapa do Curso de Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Deverão ser capacitados 15 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na vigilância em saúde e saúde do trabalhador.

O curso, ministrado por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segue até sexta-feira (4) no auditório do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SMS. A capacitação visa formar agentes multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

De acordo com o coordenador do Cerest, Kleber José da Silva, o foco dos multiplicadores será trabalhar na implementação das ações de vigilância definidas como prioritárias nos diversos níveis do SUS nas esferas nacional, macrorregional, estadual e municipal.

“Nosso objetivo é identificar as não conformidades presentes nos processos de trabalho e políticas com ações corretivas a fim de garantir um ambiente salubre e proporcional às condições adequadas de saúde”, afirmou o coordenador do Cerest.

Cerest – O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) desenvolve ações de melhoria nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. O centro capacita à rede de serviços de saúde, assessora a realização de convênios de cooperação técnica, subsidia a formulação de políticas públicas e apoia a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

O Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) criada pelo Ministério da Saúde para implementar uma política especializada para pessoas que exercem atividades remuneradas. Esta ferramenta age de forma integrada em todo Brasil Através de unidades descentralizadas.

O Renast possui atuação em João Pessoa e mais 64 municípios pactuados que compõem a 1ª Macrorregional de Saúde do Estado da Paraíba. A porta de entrada do serviço é a Atenção Básica dos municípios. Em João Pessoa os encaminhamentos se dão através das Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas pelos cinco Distritos Sanitários.