Solenidade marca entrega do Prêmio Eleonora Menicucci para escolas, alunos e professores
Eliane Cristina
A aluna do 5º ano da Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado, Tainá Dias Menezes, que escreveu a redação “O machismo no Brasil”, conquistou o primeiro lugar entre os estudantes do Prêmio Eleonora Menicucci – Igualdade de gênero nas escolas. A solenidade, que reuniu estudantes, docentes e equipes pedagógicas das escolas públicas municipais de João Pessoa, aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).
Ao todo, o prêmio recebeu inscrições de 20 escolas, 90 redações de alunos e 36 experiências pedagógicas de professores. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), em parceira com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e a Relações de Sexo e Gênero da UFPB (Nipam).
“O mais importante foi constatar o envolvimento dos estudantes, docentes e equipes pedagógicas nessa causa. Foram excelentes os trabalhos apresentados e executados nas escolas. Estamos confiantes que a iniciativa vai frutificar e assim podemos construir a igualdade gêneros”, afirmou a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza, que comemorou os resultados obtidos pelo prêmio.
Bastante articulada, a adolescente Tainá Dias Menezes disse que é preciso entender que as mulheres podem fazer as mesmas coisas que os homens. “Tem muito homem que acha que a mulher não pode trabalhar, estudar, que ela só serve para ficar em casa. Isso tem que acabar e as mulheres precisam ficar atentas quando os homens estão sendo machistas, não podem deixar que o machismo seja maior que a vontade de fazer algo”, disse.
Entre os projetos desenvolvidos pelos docentes, o primeiro lugar foi do professor Guilhardo José Macieira Martins, da Escola Municipal Nazinha Barbosa, que trabalhou o tema ‘Violência Doméstica – Empoderamento e Protagonismo Juvenil’. Na escola, o professor abordou o tema em várias atividades, como oficinas, rodas de conversa, peças teatrais e trabalhos de arte.
“O trabalho maior foi nas turmas do 9º ano e procuramos primeiro mostrar aos jovens os vários tipos de violência. A partir daí, desenvolvemos em conjunto com eles atividades relacionadas à temática. Quando souberam que ficamos em primeiro lugar, os jovens comemoram muito e estão entusiasmados para manter o tema em debate”, explicou Guilhardo José.
Na categoria trabalho escolar, o primeiro lugar ficou para a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Medeiros, que executou o projeto ‘Discutindo Gênero na Comunidade Escolar’. Várias atividades foram desenvolvidas pela equipe pedagógica da escola e o tema foi adequado a cada faixa etária dos alunos. Além disso, houve envolvimento dos pais, que também debateram o tema na escola. Durante aplicação do projeto foram feitas oficinas, mostras, rodas de conversa e ao final um vídeo que contou com participação de estudantes, docentes e pais.
Os três primeiros lugares de cada categoria receberam data show, notebook, tablet e coleção de livros. Participaram da solenidade de premiação a secretária municipal de Educação, Edilma Ferreira da Costa; o diretor de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Cruz de Araújo; a diretora do Nipam, Rita Cristina Barbosa e a presidente do Conselho Municipal dos direitos das Mulheres, Lourdes Meira.