STTrans lança mais um canal de contato com a população

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A população de João Pessoa conta com um novo canal de comunicação com a Superintendência de Transportes e Trânsito da Capital (STTrans). Trata-se do “STTrans Comunidade” que possibilita contato direto com o órgão através do telefone 3218-9304 ou por meio do endereço eletrônico sttranscomunidade@gmail.com. O atendimento telefônico é feito em horário comercial, das 8h às 18h.

O setor foi criado para receber as demandas apresentadas pelos bairros. As solicitações que chegam ao “STTrans Comunidade” são encaminhadas para a divisão responsável e, após isso, a equipe apresenta uma resposta ao solicitante e faz o acompanhamento da execução do pedido, quando este é de possível realização. O “STTrans Comunidade” também é responsável pelo acompanhamento de todas as plenárias do Orçamento Democrático (OD) e ainda participa das reuniões que são propostas pelos delegados do OD. Durante as plenárias, as demandas são anotadas junto com informações da rua e bairro. Além disso, se tem o cuidado de conversar com a pessoa ou grupo que fez a solicitação para pegar mais detalhes sobre o pedido.

Orçamento Democrático – Todas as solicitações são respondidas e encaminhadas para o Orçamento Democrático, assim como foi feito nesse primeiro ciclo de palestras. “O OD é um instrumento para chegar mais próximo da população e saber quais as necessidades mais urgentes, por isso, estamos fazendo questão de acompanhar todo o processo e responder a todas as solicitações. Mesmo no caso daquelas demandas que não podem ser executadas, explicamos o porquê da negativa”, revelou a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.

O novo setor é coordenado pela servidora da STTrans, Valéria Lins. “Nossa intenção é estreitar cada vez mais esse contato com a população, pois as pessoas que moram nas localidades sabem das suas reais necessidades, por isso, abrimos um canal direto para ouvir e atender as comunidades”, explicou Valéria Lins.

Outros canais – A STTrans também dispõe de outros canais para atendimento à população. Um deles é a Central de Reclamações e Informações (Cerin), que atende através do telefone 0800-2811518 e do e-mail cerin_sttrans@hotmail.com. O setor, que é coordenado pela servidora Rozélia Alcântara, recebe e registra todas as ocorrências referentes ao trânsito e transportes urbanos da cidade de João Pessoa, encaminha as respostas e esclarece dúvidas.

Durante o ano de 2008, a Cerin recebeu 3.889 reclamações e 12.587 solicitações de informações. Este ano, já foram catalogadas 691 reclamações e 3.238 pedidos de informações. A maior parte das reclamações registradas diz respeito ao transporte coletivo urbano e os principais pedidos de informações são sobre sinalização, a exemplo de significado de placas de trânsito.

Dentro da STTrans ainda funciona o Setor de Atendimento, que recebe todas as pessoas que procuram o órgão em busca de serviços diversos, a exemplo de recorrer contra multas, pedir parcelamento, solicitar instalação de lombadas e placas, realizar vistorias, fazer legalização de transportes especiais (táxi e transporte escolar), entre outras demandas. O setor, que é coordenado pela servidora Maria de Fátima Araújo, encaminha as pessoas para a divisão responsável por aquele serviço. Algumas demandas são solucionadas pelo próprio setor, a exemplo de recebimento de documentos e parcelamento de multas. O telefone do Setor de Atendimento é o 3218-9348.