Subprefeitura de João Pessoa faz 13.400 atendimentos em dois meses

Por - em 590

Nos dois primeiros meses de 2012, a Subprefeitura de João Pessoa, localizada no bairro de Tambaú, realizou cerca de 13.400 atendimentos à população. No mês de janeiro foram atendidas 4.454 pessoas e em fevereiro 8.946, mais do que o dobro do primeiro mês do ano. A maior procura ainda é pelo serviço da Secretaria da Receita Municipal (Serem).

Segundo a coordenadora da Subprefeitura, Alba Lygia de Oliveira, o aumento da demanda de janeiro para fevereiro se deu por causa do pagamento com desconto do IPTU. “A procura é maior pelos serviços da Serem relativos ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), notas avulsas, Imposto Sobre Serviços (ISS), além de Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com solicitações de segunda via e parcelamento”, disse.

Em relação à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), os contribuintes podem solicitar recurso de multas, 2ª via de boletos, abrir processos administrativos, solicitar carteira de idoso, além das demandas de solicitação de semáforos, lombadas e faixas de pedestres.

As solicitações de serviços da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) incluem corte e poda de árvores, denúncia de poluição de rios, agressões a dunas e vegetação sobre proteção ambiental. As demandas da Secretaria de Serviços Urbanos (Sedurb) são sobre ocupação do solo e uso indevido, colocação de equipamentos públicos, e capinação de praças e canteiros.

Outras solicitações como tapa buracos, rebaixamento de guias, substituição de lâmpadas ornamentais e serviços de limpeza urbana também podem ser feitas através da Subprefeitura. A população ainda pode fazer reclamações sobre serviço de varrição, coleta de lixo, resto de poda e entulho e substituição de coletores (lixeiras e papeleiras). Há ainda o serviço de Protocolo Geral, que é um projeto de descentralização dos serviços urbanos.

A Subprefeitura Tambaú foi criada com o objetivo de aproximar e agilizar as demandas da população da Capital. Na sua área de abrangência, vem buscando cada vez mais ampliar estes serviços. Além do atendimento personalizado, a Subprefeitura tem o papel de supervisionar os bairros e, desta forma, fazer a manutenção na área sob sua responsabilidade.

Usuários – O corretor de imóveis Gonçalo Nogueira sempre utiliza a Subprefeitura para os serviços que integram as atribuições das suas atividades profissionais e está satisfeito com o atendimento. “Venho solicitar o Imposto sobre Tramitação de Bens Imóveis (ITBI), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros serviços para os imóveis dos clientes que fechei uma venda. O atendimento aqui é ótimo, pois consigo resolver o pagamento desses tributos em apenas um dia, exceto o ITBI que demora 72 horas para sair. O local aqui é excelente, porque facilita muito o acesso dos cidadãos que não precisam se deslocar para o Centro Administrativo Municipal, no bairro de Água Fria”, observou.

O empresário Juarez Viana disse que a Subprefeitura facilita o atendimento dos moradores dessa região da cidade. “É louvável essa iniciativa da PMJP em criar essa Subprefeitura aqui no bairro de Tambaú. Essa é a primeira vez que venho aqui. Vim pagar o ITBI de um terreno e o IPTU de uma casa”, explicou.

Funcionamento – Localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 4410, a Subprefeitura atende toda a população da Capital, inclusive quem não mora na área de maior abrangência do órgão (Tambaú, Cabo Branco, São José, Manaíra, Bessa, Penha, Altiplano, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Pedro Gondim, Brisa Mar e Jardim Luna).

O órgão atende no horário das 8h às 17h, ou pelos telefones 3214-8803, 3214-8806 e o 3214-8100. Na Subprefeitura também funcionam bases de apoio para agentes da Semob, da Sedurb, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com duas unidades (uma básica e outra avançada), além de motolâncias.

Confira o número total de atendimentos na Subprefeitura nos últimos quatro anos:

2008 – 14.697

2009 – 28.544

2010 – 30.147

2011 – 42.654

2012 Janeiro – 4.454

Fevereiro – 8.946

Total em 2012 – 13.400 atendimentos