Subprefeitura resolve demandas e agrada pela agilidade
O corretor de imóveis Gonçalo Nogueira sempre utiliza a Subprefeitura para atender as atribuições de sua atividade profissional e está satisfeito com o atendimento. “Venho solicitar o ITBI, o IPTU e outros serviços para os imóveis dos clientes com que fechei venda”, diz ele classificando o atendimento como “ótimo”. Avaliações como essa justificam os números alcançados pela Subprefeitura nos primeiros dois meses do ano: foram 4.454 em janeiro e 8.946 em fevereiro, totalizando 13.400 atendimentos.
“Consigo resolver o pagamento desses tributos em apenas um dia, exceto o ITBI que demora 72 horas para sair. O local aqui é excelente, porque facilita muito o acesso dos cidadãos”, observa o corretor.
Já o empresário Juarez Viana disse que a Subprefeitura, localizada no bairro de Tambaú, facilita o atendimento dos moradores dessa área. “Boa iniciativa da Prefeitura. Vim pagar o ITBI de um terreno e o IPTU de uma casa”.
A maior procura ainda é pelos serviços da Secretaria da Receita Municipal (Serem). Segundo a coordenadora da Subprefeitura, Alba Lygia de Oliveira, o aumento da demanda de janeiro para fevereiro se deu por causa do pagamento com desconto do IPTU.
Mobilidade e trânsito – Os contribuintes podem solicitar na Subprefeitura recurso de multas, 2ª via de boletos, abrir processos administrativos, solicitar carteira de idoso, além de solicitar semáforos, lombadas e faixas de pedestres.
Meio ambiente – Na área da Semam as solicitações incluem corte e poda de árvores, denúncia de poluição de rios, agressões a dunas e vegetação sobre proteção ambiental.
Serviços Urbanos – A Subprefeitura atende demandas sobre ocupação do solo e uso indevido, colocação de equipamentos públicos e capinação de praças e canteiros.
Outras solicitações – O cidadão também pode solicitar tapa-buracos, rebaixamento de guias, substituição de lâmpadas ornamentais e serviços de limpeza urbana. A Subprefeitura também recebe reclamações sobre serviço de varrição, coleta de lixo, restos de poda e entulho e substituição de coletores (lixeiras e papeleiras). Há ainda o serviço de Protocolo Geral, que é um projeto de descentralização dos serviços urbanos.
Números
2008 – 14.697
2009 – 28.544
2010 – 30.147
2011 – 42.654
2012 – Janeiro – 4.454
– Fevereiro – 8.946
SERVIÇO
Onde fica: Avenida Epitácio Pessoa, 4410
Área de abrangência: toda a Capital
Horário de atendimento: 8h às 17h
Telefones: 3214-8803, 3214-8806 e o 3214-8100