Super Lua poderá ser observada da Estação Cabo Branco neste domingo
Neste domingo (23), o visitante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, vai poder observar o fenômeno conhecido como Super Lua, através das lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação. A observação acontece no Terraço Panorâmico, de 18h30 às 20h30, e tem entrada gratuita. Entretanto, o tempo precisa estar limpo e sem ameaça de chuva.
Segundo o responsável pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, o astrônomo Marcos Jerônimo, o fenômeno da Super Lua acontece porque a órbita lunar é oval, possuindo um ponto mais próximo da Terra (perigeu) e um mais distante (apogeu). Quando ocorre o perigeu e a lua encontra-se em sua fase cheia, é o momento da Super Lua.
“No próximo domingo, às 07h32 (horário de Brasília), a lua estará a uma distância de356.991 quilômetros(km) da Terra. Será a maior aproximação em 2013 aumentando seu brilho aumentará em 13% e seu tamanho aparente ficará 30% maior para um observador”, contou Marcos Jerônimo. A maior aproximação da lua nos últimos anos ocorreu em 2011, quando chegou a356,577 kmda Terra. Isto só acontece a cada 18 anos.
Apesar da lua não ser visível do Brasil no momento da maior aproximação, o brasileiro poderá observar a Super Lua ainda grande durante toda a noite. Vale lembrar que a observação do fenômeno depende das condições climáticas do dia para acontecer.
Marcos Jerônimo – Geógrafo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É astrônomo amador há 42 anos e também diretor técnico e científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (ex-Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP) e em Ensino da Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP).
Serviço:
Super Lua
Data: domingo (23)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco
Informações: 3214.8303/ 3214.8270
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
www.facebook.com/estacao.cabobranco
@estacaocb