Superintendente da Semob fala sobre a política de bicicletas para João Pessoa

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O papel da bicicleta dentro da área urbana. Esse foi o tema da palestra do superintendente executivo de mobilidade urbana, Nilton Pereira de Andrade, durante o seminário I Rodada de Bicicletas, realizado nesta terça-feira (13), na Câmara Municipal de João Pessoa. Ele abordou ainda a questão da sustentabilidade urbana, a integração entre bicicleta e transporte público, pesquisa de mobilidade de ciclistas e a política para bicicletas em João Pessoa.

Em sua fala, o superintendente Nilton Pereira destacou os projetos do poder público – nos últimos dois anos – para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, dar mais segurança aos ciclistas e melhorar a qualidade de vida na cidade. “Tínhamos 24 quilômetros de ciclovias e vamos deixar a cidade com 60 quilômetros”, disse o superintendente. O projeto total de João Pessoa contempla 127 quilômetros de sistema cicloviário.

Pereira deu um destaque especial para a um novo conceito da faixa preferencial implantado na cidade, onde o ciclista tem prioridade, podendo pedalar com mais segurança. Também falou da ciclofaixa na PB-008 destinada para treinamento de ciclistas, e aproveitou para apresentar projetos de ampliação do sistema cicloviário. Até o fim do ano, será implantada uma ciclofaixa de lazer aos domingos, das 7h às 16h, no entorno da Lagoa, no Parque Sólon de Lucena, e na avenida Epitácio Pessoa; e uma ciclofaixa permanente da avenida Rui Carneiro até a praia.

PAC da Mobilidade – Ele também falou do futuro. “O PAC da Mobilidade contempla a integração da bicicleta com o transporte coletivo. Será dado um tratamento especial no entorno dos terminais de integração para estimular a chegada das bicicletas e dentro deles instalados bicicletários”, enfatizou.

Concluindo a palestra, o superintendente pediu para que as pessoas refletissem sobre qual a cidade que elas querem no futuro: uma cidade para carro ou para pessoas. Segundo ele, tornar a cidade sustentável requer uma mudança de cultura onde cada vez mais haja uma dependência menor dos meios de transportes motorizados. “Uma cidade sustentável é aquela onde se encontra as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras encontrarem as delas”, disse com relação à sustentabilidade urbana.

Avaliação positiva – O vereador Geraldo Amorim (PDT), autor da propositura na Câmara, ficou satisfeito com o resultado do seminário.  Amorim disse que pretende realizar outros eventos sobre o assunto pelos bairros para construir alternativas de transporte que melhorem a qualidade de vida da população e contribuía para uma cidade mais sustentável.

A representante do Movimento Massa Crítica, Patrícia Cunha, considerou importante o debate com a sociedade e com o poder público para que surjam políticas que estimulem o uso da bicicleta para o esporte, lazer, turismo e transporte. “Queremos conscientizar e estimular as pessoas a utilizarem mais as bicicletas como alternativa de transporte em substituição aos veículos automotores, tornando nossa cidade melhor”, ressaltou.

O publicitário Sérgio Ayres, em seu depoimento, pediu mais campanhas educativas para conscientizar condutores sobre o respeito ao ciclista. Há mais de dois meses, Ayres decidiu deixar o carro na garagem e, desde então, enfrenta o trânsito com sua bicicleta. “Agora levo pouco mais de 20 minutos para chegar ao trabalho”, salientou.

Participaram do evento o representando do Grupo de Aventureiros do Pedal, de Jovino Costa; Paulo Pereira, da Federação Paraibana de Ciclismo; do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rosinaldo Pereira; do secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Município, Tiago Pacheco; do empresário e ciclista Arthur Bezerra; do tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM), Paulo Sérgio; do capitão PM Brito, representando o Policiamento Ciclístico, entre outros.