Teatro, exposições e palestras marcam a abertura da Semana Nacional do Trânsito

Por - em 437

“Aprendi que não se deve beber e dirigir, a andar atenta na rua e a atravessar na faixa de pedestre”, disse a estudante Beatriz Vicente, 11 anos, da Escola Municipal Virginus da Gama e Melo, Mangabeira I.  Assim como ela, centenas de crianças de escolas municipais participaram na manhã desta quarta-feira (18) da abertura da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Reis).

O evento começou por volta das 10h com apresentações da banda marcial do Colégio Intensivo, do Costa e Silva; teatro com crianças do Crei João Tota e o Coral/percussão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que encantaram o público presente.

Os pessoenses que passaram pelo Ponto de Cem Reis puderam visitar os estandes com trabalhos educativos dos estudantes. Os alunos do ensino fundamental e médio mostraram maquetes com temas sobre trânsito que foram discutidas em sala de aula. Durante o evento a cada visitante, eles faziam questão de explicar o que aprenderam com a orientação dos professores.  As pessoas também receberam folders e adesivos contendo orientações para um trânsito mais seguro e humanizado.

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, agradeceu o apoio e a parceria dos órgãos envolvidos no evento. Ele destacou ainda a importância do envolvimento das escolas na conscientização para um trânsito mais seguro. “Todos somos responsáveis nesta missão de tornar o trânsito mais seguro e cada vez mais temos que realizar atividades de educação para conscientizar a população”.

A superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF), Luciana Duarte, destacou a necessidade de se reverter o quadro de mortalidade no trânsito e apontou a mudança de comportamento das pessoas como caminho para isso. “Se cada um fizer a sua parte, num curto espaço de tempo teremos um trânsito mais humanizado. Que as crianças que estão participando dessa ação levem para dentro de casa a mensagem de paz no trânsito e daqui a alguns dias se tornem condutores conscientes”.

Já o representando BPTran, Major Gerson Lima, ressaltou a importância de as pessoas refletirem sobre as responsabilidades que cada tem em mudar esse quadro de violência no trânsito. “Estamos lutando pelo mesmo propósito: um trânsito melhor, com menos vítimas e menos mortes”.

A professora Michelle Santos levou até o Ponto de Cem Reis 21 crianças da Escola Municipal Virginius da Gama e Melo. “Realizamos um trabalho permanente de educação para o trânsito e entendemos que a escola tem uma grande missão em preparar as crianças e os jovens para a vida e, consequentemente, para um trânsito com mais qualidade e segurança”, disse a professora, empolgada com o evento.

As atividades da Semana Nacional do Trânsito prosseguem até 25 de setembro.