Técnico do Ministério do Turismo visita Capita e avalia Estação Nordeste
O Ministério do Turismo enviou a João Pessoa o técnico Durvalino Santana, que vem conhecer e fazer uma avaliação do projeto Estação Nordeste, que recebe apoio financeiro daquele órgão do Governo Federal. O projeto, uma iniciativa da Prefeitura da Capital (PMJP) executada por sua Fundação Cultural (Funjope), começou dia 4 deste mês e vai até o dia 25 próximo, levando atrações musicais locais e nacionais à orla marítima, Centro Histórico e praças da cidade.
O representante do MT assistirá a shows e analisará os efeitos da aplicação dos recursos repassados pelo órgão – um total de R$ 83 mil – no projeto que já trouxe shows de bandas como Paralamas do Sucesso e artistas do quilate de Zélia Duncan e Lô Borges, além de destaques locais como Adeildo Vieira e Eleonora Falcone.
A partir da visita do técnico do Ministério, a Secretaria Executiva de Turismo (Setur) espera definir futuras parcerias entre o órgão federal e a Prefeitura na área de eventos. Outro objetivo é mostrar também que a Capital já tem eventos consolidados como Música do Mundo, Réveillon, Estação Nordeste, Paixão de Cristo e São João, mostrando o potencial da cidade, segundo a diretora de Marketing da Setur, Ruth Avelino.
Ela destaca, ainda, que o Ministério do Turismo tem investido em importantes projetos no setor em João Pessoa. Em 2006 foram aprovados três projetos e dois deles já tiveram os recursos liberados. Os trabalhos de sinalização turística para pedestre no Centro Histórico receberam do MT mais de 129 mil reais. Para a Escola de Gastronomia, que vai ser instalada também no Centro Histórico, serão mais de 600 mil reais divididos entre a Prefeitura e o Ministério. O último projeto aprovado pelo MT, em dezembro último, foi o que vai incentivar a produção artesanal da fibra e da quenga do coco, a ser implantado no Vale do Gramame.