Técnicos da Semob-JP fazem treinamento em projeto de Recife que deve ser implantado na Capital
Pollyana Sorrentino
Conscientizar os motoristas do transporte público para o respeito aos ciclistas. Foi com este objetivo que técnicos da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) conheceram, nesta sexta-feira (29), o projeto “Amigo Motô” realizado em Recife (PE) com o objetivo de manter a harmonia no trânsito entre ônibus e bicicletas.
De acordo com Carlos Batinga, superintendente da Semob, o projeto pernambucano se tornou um exemplo para as grandes cidades do país. “Esse tipo de intercâmbio é essencial para que possamos estar agregando novas ações e métodos à nossa gestão, com a expectativa sempre de trabalhar por um trânsito mais seguro e humanizado”, ressalta.
Além dos técnicos, a Semob-JP fez questão de que a comitiva também contasse com a participação de representantes de grupos de pedais e dos operadores das empresas de transporte público da capital paraibana. Na oportunidade, eles tiveram treinamentos com simulação no trânsito, onde os papéis são invertidos – motoristas passam a ocupar o lugar dos adeptos das bicicletas e começam a enxergar as dificuldades, incluindo, a sensação de insegurança nas ruas. Por exemplo, no papel de ciclistas, os motoristas pedalaram com um ônibus passando a 50 cm de distância da bicicleta e em seguida passando a 1,5 m, que é a distância prevista na legislação de trânsito.
Para um dos representantes dos ciclistas, Caio Henrique, do grupo de Pedal Cidade Bike, a experiência foi interessante, pois todos puderam observar os riscos que os ciclistas enfrentam. “Foi proveitoso e interessante perceber a reação dos motoristas e do público que estava observando. Serve principalmente para mostrar o quanto o desrespeito é danoso para quem se locomove de bicicleta”, observou.