Técnicos iniciam mapeamento para ‘Rota Turística 101’

Por - em 442

O mapeamento dos atrativos turísticos que serão inseridos na “Rota Turística 101” começou a ser realizado última sexta-feira (12) por técnicos da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e do Sebrae-PB. A previsão é que o mapeamento esteja concluído ainda este mês, para ser lançado em novembro. A proposta do projeto é inserir roteiros das cidades localizadas às margens da rodovia BR-101, que liga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Na Paraíba, o projeto abrangerá os municípios situados nas fronteiras com Pernambuco (Sul) e Rio Grande do Norte (Norte). De acordo com Tercia Lima, responsável pela chefia de formatação do produto turístico da Setur, o roteiro da Paraíba teve início no Posto Fiscal do Estado – fronteira com Pernambuco –, seguindo para João Pessoa, sentido Pitimbú e Conde, onde foram visitados diversos pontos.

Para o mapeamento, foi elaborado um questionário a ser aplicado nos estabelecimentos e atrativos turísticos, abordando tópicos como segurança, higiene, apresentação, atendimento e capacidade de atendimento, além do acesso. Essas informações constarão no relatório e servirão de base para que o consultor/crítico possa classificar os equipamentos, e também para que se analise o que será preciso melhorar.

A “Rota Turística 101” vai seguir o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões. Os guias gastronômicos já estão sendo distribuídos em todos os postos de informações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Nas cidades do Litoral Sul da Paraíba serão mapeados os estabelecimentos instalados nas praias Bela, Tambaba, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus e Jacumã. “Nesses destinos, será feito um levantamento dos equipamentos disponíveis, barracas de praia e restaurantes, e dos atrativos que serão indicados no guia. Faremos o levantamento também das atividades relevantes, como a existência de passeios, trilhas e comercialização de artesanato que se sobressaiam nessas regiões”,

 

Roteiro – Saindo da praia de Jacumã, a rota segue para João Pessoa. Na Capital será feito um roteiro da orla de Cabo Branco, até Cabedelo. Como existem algumas áreas onde há equipamentos e atrativos importantes, mas não fazem parte da Rota 101, será implantado um espaço, dentro do guia, em que constarão essas informações.

De Cabedelo, a rota segue em direção ao píer onde funciona a travessia de balsas até Lucena, seguindo para os municípios do Litoral Norte (Lucena, Rio Tinto, Baia da Traição e Mataraca), até o limite com o Rio Grande do Norte. Após a conclusão do mapeamento será lançado um gruía, que será reproduzido através do sistema de informação dos dois Estados para distribuição, ficando acertado que Pernambuco distribuirá o da Paraíba e a Paraíba distribui o de Pernambuco, promovendo um intercâmbio.

Segundo Tercia Lima, o projeto também prevê uma maior divulgação dos roteiros durante a Copa 2014 e, através da pesquisa, estimular o turismo entre os municípios. No próximo final de semana será a vez da visita ao município do Conde e adjacências.