Tombamento do Centro Histórico de JP completa cinco anos
Há exatos cinco anos – em seis de dezembro de 2007 – o Centro Histórico de João Pessoa foi tombado como patrimônio histórico por meio de resolução do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural/Iphan. Em virtude disto, um ano depois, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) criou a sua Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac-JP) com o objetivo de preservar a área. Nos últimos anos, diversas ações foram postas em prática e já existem cinco projetos desenvolvidos pela Copac que viraram convênios com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Centro Histórico.
Desde a sua criação, a Copac se destina a criar projetos de intervenção e educação patrimonial para preservar o Centro Histórico de João Pessoa. Dentre as principais ações realizadas nos últimos dois anos estão a assinatura, em 2010, do Plano de Ações para as Cidades Históricas (PAC-CH), que é uma ação intergovernamental coordenada pelo Ministério da Cultura através do Iphan, e em 2011, a implantação de uma ação, pela iniciativa privada, através da Tinta Coral em parceria com a PMJP.
De acordo com Rosangela Toscano, coordenadora da Copac, o tombamento vem fortalecendo o movimento integrado de ações dos órgãos patrimoniais, que a cada dia trabalham na busca da preservação do nosso patrimônio cultural. “A Copac está, cada vez mais, tendo um espaço maior dentro da administração e na representação de outros órgãos. Com tantos projetos que temos, vamos conseguir implantá-los e nos firmarmos ainda mais”, disse.