Tombamento do Centro Histórico é destaque em publicação nacional
O tombamento do Centro Histórico de João Pessoa ganhou destaque de capa da edição deste mês da Revista do Brasil, com circulação nacional e mais de 2 milhões de leitores de Norte a Sul do país. Assinada pelo jornalista João Correio Filho, a matéria ressalta a riqueza do Centro Histórico, as potencialidades da cidade e as belezas naturais.
O destaque maior da reportagem é o título de Patrimônio Nacional que o Centro Histórico recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A divulgação faz parte da estratégia realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) ao provocar mídia espontânea em vários veículos de comunicação do Brasil.
Impressões Para escrever a reportagem, o jornalista foi em busca de detalhes históricos, entrevistou personagens, como os jovens que participam do trabalho de restauração do Centro Histórico, mas também dá as impressões sobre a cidade. João Pessoa é pouco lembrada, se comparada com as badaladas Salvador, Recife e Fortaleza. É uma das menores capitais do Nordeste e tem ares de interior. Além do Centro aconchegante, é muito arborizada, tem 25 quilômetros de praias, a maioria de águas calmas e cristalinas, boa rede de hospedagem, várias opções de passeio e merece ser mais lembrada como destino turístico e cultural, afirma.
A diretora de Divulgação e Marketing municipal, Ruth Avelino, ressaltou que essa mídia espontânea é bem apropriada por possibilitar a quem ler reportagens ou tenha acesso a roteiros turísticos conteúdo jornalístico sobre a Capital, inclusive com impressões sobre a cultural, as belezas naturais e a infra-estrutura da cidade. Nós temos a consciência de que a mídia espontânea da forma que estamos fazendo se adequa muito mais do que veiculação de propagandas sobre a cidade. Isso porque nas reportagens veiculadas, a partir do convite que fazemos, são divulgadas fotos, informações técnicas, históricas e impressões pessoais da cidade com total liberdade do autor, frisou.
Desde 2005, mais de 60 veículos de comunicação enviaram jornalistas à Capital após o envio do convite, entre eles O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, Estado de Minas, Jornal do Comércio de Recife (PE), TV Rede Minas, Diário do Grande ABC da Grande São Paulo e as revistas Viaje Mais e Próxima Viagem.
Parceria Convidado pelo Governo Municipal a conhecer à Capital, o jornalista João Correio Filho ficou hospedado em João Pessoa durante quatro dias. A iniciativa é fruto de uma parceria da gestão municipal com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
À Prefeitura de João Pessoa cabe o custeio das passagens, deslocamento na cidade durante a hospedagem e a disponibilidade de um guia como acompanhante. A ABIH arca com as despesas da hospedagem e a Abrasel, por sua vez, custeia a alimentação dos jornalistas convidados a vir à Capital.