Trânsito do planeta Mercúrio será observado no céu da cidade de João Pessoa

Por Adriana Crisanto - em 711

Adriana Crisanto

Lunetas e telescópios da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes estarão voltados para o céu da cidade de João Pessoa para observar o trânsito do planeta mercúrio no dia 9 de maio, segunda-feira. A observação será no terraço da Torre Mirante, de 8h12 às 16h. A entrada é gratuita para o público de todas as idades. A casa abrirá especialmente neste dia para o evento científico.

A direção da Estação Cabo Branco lembra ao público, antecipadamente, que a observação depende das condições climáticas do dia, ou seja, em caso de céu nublado e chuvas o evento é transferido para outro momento.

A observação de mercúrio será conduzida pelo professor de física e astrônomo da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, que informou ainda que o apogeu de visibilidade do fenômeno será às 11h57, mas caso o céu esteja encoberto de nuvens, a visualização ficará impossibilitada.

O professor Marcos Jerônimo explicou que o trânsito planetário ocorre quando os planetas Mercúrio ou Vênus, em suas órbitas inferiores em torno do Sol (entre a Terra e o Sol), em determinados momentos de sua translação passam na frente do Sol sendo visto como um pequeno ponto escuro adentrando o disco solar, deslocando-se de um lado ao outro do Sol, em um período de tempo que pode variar de alguns minutos até algumas horas de duração.

“Este trânsito será visto na maior parte da Ásia (exceto parte sudeste e Japão), Europa, África, Groelândia, em toda parte das Américas, especialmente favorável na América do Sul (Brasil), e a maior parte do oceano Pacífico”, acrescentou Marcos Jerônimo.

De acordo com os astrônomos, o último trânsito de Mercúrio ocorreu em 8 de novembro de 2006, sendo visível em todo oceano Pacífico, no nordeste da Ásia ao nascer do Sol e em quase toda parte das Américas no pôr do Sol. O próximo ocorrerá em 11 de novembro de 2019, também inteiramente visível em todo Brasil.

Marcos Jerônimo – Geógrafo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É astrônomo amador há 46 anos e também diretor técnico científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (ex-Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP), em Ensino de Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP) e coordena o Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura & Artes.

SERVIÇO:

TRÂNSITO DO PLANETA MERCÚRIO

Segunda-feira (9 de maio)

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Entrada gratuita

Horário: 8h às 16h

Fones: 3214.8270 – 3214.8303

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb