Transparência: Waldir Pires destaca ações pioneiras da PMJP
A essência fundamental de um Estado é o desenvolvimento da política social e a transparência pública, com ações interligadas diretamente com a sociedade, é o princípio desta prática de governabilidade. Foi o que afirmou o ex-ministro do Controle Externo e da Transparência do Governo Federal, Waldir Pires, numa referência ao que chamou de pioneirismo das ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no campo da ética e transparência administrativas.
O ex-ministro foi um dos palestrantes da tarde desta sexta-feira (16) do II Fórum de Transparência Pública e Gestão da Ética, promovido pela PMJP no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Waldir Pires falou sobre A implantação da transparência como política pública fundamental, destacando que a atitude da Prefeitura da Capital serve de referência não apenas para os municípios nordestinos, mas para todo o Brasil.
O palestrante justificou suas palavras dizendo que a política adotada em João Pessoa respeita a cidadania e realça a importância do controle da população sobre o dinheiro público. Para Waldir Pires, o Governo Municipal assim procedendo, desempenha a contento seu papel dentro dos princípios da democracia.
Em seguida, a diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União da Presidência da República, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, deu prosseguimento ao Fórum, abordando o tema A experiência do Conselho Nacional de Transparência Pública de Combate à Corrupção. Depois dela, o gerente do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, Emerson Barros, discorreu sobre Gestão da ética, ferramenta de educação em transparência pública.