Três espetáculos vão encerrar o Novembro da Dança, na quinta
Danças moderna e contemporânea são os destaques do encerramento oficial do projeto Novembro da Dança, que desde o último dia 9 movimenta a Capital paraibana com diversos espetáculos, oficinas e atividades de formação e fomento à dança. A cerimônia de encerramento do evento será nesta quinta-feira (29), a partir das 20h, no Teatro Santa Roza, com participações dos grupos Cia. Rima de Dança’, Parangolé Cia. de Teatro e Dança, Produções Cia. de Dança e uma apresentação solo, com o dançarino Romero Mota.
O projeto Novembro da Dança, que está encerrando sua segunda edição, é desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), numa ação de sua Fundação Cultural (Funjope), sob o patrocínio da pela Caixa Econômica Federal (CEF), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Usina Cultural Saelpa, Empresa de Alimentação Fina Fatia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Espaço Cultural (Funesc), Associação Brasileira de Documentaristas Secção Paraíba (ABD-PB) e Colégio Marista Pio X.
A iniciativa já faz parte do circuito dos importantes encontros de dança do País. Este ano, reuniu grupos e profissionais da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que apresentaram espetáculos em diferentes espaços da cidade, a exemplo das praças recentemente construídas ou revitalizadas pela Prefeitura de João Pessoa, dentro do projeto Circuito Cultural das Praças. Nesse período, o público teve a oportunidade de conferir, de forma gratuita, espetáculos, mostra de dança estudantil, oficinas, debates, seminários, mostra de vídeodança, dança de salão, dança de rua e oportunidance, este último abrindo espaço para dançarinos e grupos amadores da Capital.
Programação A dança contemporânea é um dos destaques da noite, com o grupo paraibano Cia. Rima de Dança, que apresenta o espetáculo Desevidências, com direção e coreografia de Rita Spinelli, e traz no elenco as dançarinas Alessandra Rodrigues, Iene de Sousa, Denilsa Cordeiro, Leila Virgínia, Rita Spinelli e Sanielle Cipriano. O espetáculo, com 30 minutos de duração, possui coreografias elaboradas a partir de improvisações que remetem a diversas sensações do universo contemporâneo, como o riso, o desejo, o sofrimento e o sabor.
Em seguida, entra em cena a dança moderna e o jazz do grupo Parangolé Cia. de Dança, com o espetáculo Ramalhete, sob a direção e coreografia de Arthur Marques e executado por Ana Marques, Denilce Regina, Ana Soares e Joelma Ferreira, além da presença das bailarinas convidadas Joyce Barbosa e Lílian Maranhão. Ramalhete dura 20 minutos e é inspirado na poética das músicas do compositor paraibano Zé Ramalho, traduzindo um pouco do seu universo, por meio de imagens urbanas, misticismo, ambiente onírico e elementos populares, em um formato que mescla a técnica do jazz dance com a dança moderna.
As 21h, é a vez do dançarino paraibano Romero Mota mostrar mais uma vez a beleza da dança contemporânea, através do espetáculo solo Noturnos, que tem duração de 20 minutos e é dirigido e interpretado pelo próprio bailarino. Noturnos é um trabalho feito a partir do cotidiano e do inconsciente das pessoas que percebem e vivem seus sons e silêncio, e através disso podem refletir sobre si mesmas.
A atividade de encerramento do Novembro da Dança também conta com a participação da Produções Cia. de Dança, apresentando o espetáculo Portal, dirigido e coreografado por Maurício Germano, e que traz no elenco os artistas Admilson Alves, Juliana Abhat, Luciana dos Santos, Jarleide Barros, Jocideia Barros, Fabíola Magalhães, Fernanda Albuquerque, Igi Nunes, Marcos Aurélio e Diego Guedes. O espetáculo, que tem 20 minutos de duração, é uma composição coreográfica baseada nos retirantes das grandes tragédias contemporâneas e tematiza uma caminhada onde os corpos estão em eterno movimento.