Tudo pronto para estreia da ‘Paixão de Cristo’ 2014 nesta quinta

Por - em 512

ESTRUTURADAPAIXÃODECRISTO_FOTOGILBERTOFIRMINO (13)Faltam poucas horas para o público conhecer o novo espetáculo da ‘Paixão de Cristo’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Este ano, a ‘Paixão, segundo Antônio Conselheiro’ será encenada em oito apresentações durante a Semana Santa, de 17 a 20 de abril. Serão duas sessões por noite (às 19h e 21h), no Ponto de Cem Réis, com entrada gratuita.

Dez costureiros e assistentes se revezaram no acabamento dos 180 figurinos e preparação cenográfica. Os ensaios com os 150 atores do elenco e staff técnico entraram pela madrugada desde segunda (14). “O elenco está afinado, ansioso e superempenhado”, resume Roberto Cartaxo, o diretor.

Esta ‘Paixão’ talvez se notabilize como a que tem, além de mãe e filho, um terceiro protagonista: Antônio Conselheiro. É pelo olhar dele que passa o veio condutor de toda a história. “A obra envolveu uma intensa pesquisa histórica em torno das andanças de Antônio Conselheiro pelo extinto lugarejo de Canudos, na Bahia. A narrativa devota do messiânico nos transporta para a Jerusalém e a Galileia do tempo de Jesus”, informa Carlos Machado, assistente de direção do espetáculo.

Quatro ‘Marias’ e três ‘Jesus’ revezam-se na narração da história santa, que perpassa as fases da anunciação, a circuncisão, os votos de pobreza, as profecias, tentações e provações, o retiro para o Egito e, por fim, o calvário do messias. “Sempre ouvi a história da ‘Paixão’ pelo foco de Jesus Cristo, nem poderia ser o contrário. Porém, para tirar Jesus do papel principal para o de coadjuvante, havia certa temeridade”, reconhece Fernando Teixeira, autor do texto.ESTRUTURADAPAIXÃODECRISTO_FOTOGILBERTOFIRMINO (24)

Estrutura – A infraestrutura começou a ser montada no sábado (12) passado. Ela conta com dois palcos conjugados de 1,5 e 3 metros de altura, ocupando uma área de 64 m2, além de um espaço vizinho de 30 m2 simulando uma arena, onde a maior parte da ação se desenrolará.

Três arquibancadas de 12 andares e com capacidade para até 6,5 mil pessoas já estão posicionadas no entorno do quadrilátero, cujo acesso vai ser facilitado por quatro entradas diferentes. “As condições de visibilidade e de sonorização estão melhores em relação ao ano passado, o que vai garantir um espetáculo muito mais bonito este ano, de qualquer ponto onde se veja”, aposta o coordenador do setor de Eventos da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Nelson Pimentel.

Caixas de som suspensas do tipo fly vão calibrar a percepção sonora e diminuir a sensação de reverberação que prejudica o acompanhamento das falas.

Nove pontos de iluminação instalados a partir do chão vão ser distribuídos ao redor da arena. Trinta banheiros químicos, sendo quatro adaptados, ficarão dispostos na Avenida Visconde de Pelotas, por trás dos palcos. No reforço à segurança, 40 agentes da Guarda Municipal atuarão por noite.

Guarda Municipal – O plano de segurança da PMJP para os quatro dias do espetáculo da Paixão de Cristo envolve a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), que disponibilizará 40 agentes da Guarda Municipal. Todos os dias, os agentes trabalharão em sistema de rodízio para reforçar a segurança.

O secretário da Semusb, Geraldo Amorim, disse que foi montado um plano de ação especial para o evento. “Vamos trabalhar com esses 40 agentes, pois acreditamos que seja um número suficiente para desenvolver o trabalho preventivo que a Guarda Municipal vem desenvolvendo”, afirmou.