Uberaba se baseia no microcrédito orientado da PMJP para criar programa
O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios, que criou o Banco Cidadão, lançado no mês passado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), é um exemplo para mais uma prefeitura brasileira. Uma equipe da prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais, e do Sebrae daquele Estado estiveram em João Pessoa, nesta semana, para conhecer o funcionamento do programa da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, que já foi exemplo para diversas cidades do País.
Conforme o secretário Raimundo Nunes, na próxima visita da equipe, virá o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município. “Eles já haviam feito um contato conosco e agora vieram nos visitar para conhecer nossa experiência de concessão de microcrédito e fazer algo parecido em Uberaba”, afirmou ele.
Estiveram presentes a assessora de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Uberaba, Ane Nóbrega, a gerente do Coletivo Indústria do Sebrae de Minas Gerais, Marise Xavier Brandão, a atendente do Coletivo, Carla Batista, e a técnica da microrregião Oeste do Sebrae de Minas Gerais, Luíza Tinoco.
Banco Cidadão – O Banco Cidadão é uma ampliação e evolução do Programa Social de Microcrédito Orientado, criado pela Lei Municipal nº. 10.431, de 11 de abril de 2005, que instituiu o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP).
O programa funciona com a arrecadação de 1,5% de todos os contratos firmados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e com o recebimento dos valores emprestados aos empreendedores com juros de 0,9% ao mês. Antes da concessão do crédito, os beneficiários recebem uma capacitação de 16 horas e elaboram um plano de negócios para investirem os recursos.
Entre as prefeituras que implantaram a ideia do microcrédito orientado estão Osasco, em São Paulo; Vila Velha e Serra, no Espírito Santo; Manaus, Maués e Coari, no Amazonas; além de Petrolina, em Pernambuco, e Maceió, em Alagoas. Na Paraíba, a próxima cidade a implantar um programa parecido com o Banco Cidadão será Guarabira.