Usuários da STTrans recebem informações através do celular

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A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) oferece um novo benefício à população. Agora, quem procurar os serviços do órgão, através da Central de Informações (Cerin), receberá uma mensagem de texto (SMS) para o celular informando o número do protocolo da demanda, bem como para que setor a solicitação de serviço, reclamações ou sugestões foi encaminhada. Todos os dias a Central encaminha cerca de 20 torpedos para os usuários.

O sistema funciona da seguinte forma: o usuário liga para a Cerin e informa sua demanda, caso queira se identificar, deixando nome e o número do celular. A Central encaminha no mesmo dia uma mensagem de texto com o número do protocolo e o andamento da demanda, ou seja, para que setor foi encaminhada. “Vale lembrar que os dados são sigilosos. Dispomos de um sistema novo (um software chamado de Siscerin), onde apenas nós do setor temos acesso aqueles dados”, explicou a coordenadora da Cerin, Rozélia Alcântara.

A professora Maria da Graça, moradora de Jaguaribe, ligou para a STTrans para fazer uma reclamação e se surpreendeu ao receber no mesmo dia um torpedo informando o número do protocolo e dizendo ainda que a demanda havia sido encaminhada para o setor responsável. “Eu aprovei a novidade e me senti muito valorizada como cidadã que sou. Notei que a minha reclamação foi levada a séria, pois se teve o cuidado de me dizer que o problema já foi encaminhado a pessoa responsável. O envio de uma mensagem pode parecer até uma coisa simples, mas é de extrema importância para o usuário que percebe que foi ouvido”, comentou.

A Cerin recebe e registra diariamente todas as ocorrências relacionadas a trânsito, transportes urbanos e solicitações de serviços prestados pela STTrans, como instalação de lombada ou semáforos com defeitos, através do telefone 0800-2811518 . Todos os meses, o setor recebe cerca de 1,3 mil pedidos de informação e reclamações, além de solicitação de serviços. A Central ainda presta atendimento à população no que se refere à consulta sobre significado de placas, quadro de horários dos ônibus, recursos de multa, entre outros.

Software – A STTrans vem trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento ao público e agilizar a resposta da demanda que foi encaminhada. O Siscerin (Sistema do Cerin), software desenvolvido pela Divisão de Informática (Dinfo) da STTrans para facilitar o trabalho da Central de Informações, que antes era realizado manualmente, foi implantado no órgão na semana passada.

O novo sistema interliga a Cerin com a Diretoria de Trânsito (Dtran), Diretoria de Transporte (Ditra) e a Assessoria de Planejamento (Aplan) da STTrans, de forma on-line e em tempo real. Além de funcionar interligado com as diretorias, o Sicerin também estará ligado a Cabine da STTrans que fica no Terminal de Integração, do Varadouro, e que também é responsável pelo atendimento ao público.

“Nós nos esforçamos para cada vez mais prestar um serviço de qualidade à população. Estamos investindo em tecnologia para agilizar e otimizar o atendimento aos nossos usuários. Todos os dias procuramos novos mecanismos para dar um retorno mais imediato a sociedade e nos aproximarmos cada vez mais dela”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.