Valmir Neves é atração da Roda de Leitura da Estação Cabo Branco

Por Adriana Crisanto - em 835

O poeta pessoense Valmir Neves é atração desta sexta-feira (24), 14h30, na Estação das Artes, prédio do lado do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público, mas o evento contará com a presença da Escola Municipal Antônio Santos Coelho, da praia da Penha.

Valmir Neves trará a poética do Raikai ou haicai (originário do japonês haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização) que representa uma forma poética, de origem japonesa, demarcada pela concisão e objetividade. Essa modalidade tenta captar um momento da natureza, assim como o passar do tempo.

Dessa forma, por meio de apenas dezessete sílabas poéticas, o enunciador (no caso, o poeta) capta um flagrante da natureza e assim o materializa obedecendo alguns parâmetros silábicos.

Na ocasião, Valmir Neves fará uma oficina com os estudantes da escola, onde vão ser trabalhos ilustrações de revistas e recortes. A partir do dia 24 de março a 23 de abril o escritor fará uma exposição “Poesia à mão – Haicai e outros poemas”, que consiste em postais de poesia, desenho e ilustrações. “O que me inspira muito para fazer as poesias são a natureza, a força feminina que rege a mulher”, comentou Valmir.

A influência de Valmir passa por nomes da poesia e música, a exemplo de Paulo Leminski, Manuel de Barros, Roseana Murrai, Cora Coralina, Cecília Meireles, Vinicius de Morais, Caetano Veloso, Jorge Mautner, Mário Quintana, Lúcio Lins, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos e outros. Ele começou a produzir Haicais em 2005 por influência da escritora carioca Paula Ziegler, que hoje se encontra radicada em Brasília (DF).

Valmir Neves é natural de João Pessoa (PB). Corretor de imóveis, desde 1990 vem trabalhando com poesia em parcerias com artistas visuais, escritores, atores e diretores de teatro. Participou de exposições, festivais, performances e eventos culturais. Premiado em cinco versões do Festival de Poesia Encenada do Serviço Social do Comércio (Sesc/PB). Valmir, que é autor do livro “Temporais de Espelhos”, pretende lançar ainda este ano um livro de Haicai. Desde 2005 ele vem incursionando pelo mágico universo do Haicai e ganhando popularidade.

Roda de Leitura – É um projeto do Setor de Gestão Educacional, cujo intuito é disseminar o prazer de ler num espaço multifacetário como o nosso. A atividade é destinada a grupos escolares e para participar é só entrar em contato com o setor de agendamento escolar. O projeto é coordenado pela professora Denise Paz.

SERVIÇO:

RODA DE LEITURA

Convidado: Valmir Neves

Escola convidada: Escola Municipal Antônio dos Santos Coelho – Praia da Penha

Sexta-feira (24)

Hora: 14h30

Local: Estação das Artes

Mais informações:

Fone: 3214.8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacacb

CONTATO PARA IMPRENSA

Valmir Neves

Fone: (83) 88714597