Valorização das tradições nordestinas marca encerramento do São João Pra Valer

Por - em 713

São João Polo Tambaú 216O último dia do São João Pra Valer 2014 no polo de cultura popular Tambaú – no Largo da Gameleira – foi marcado pela diversidade cultural, que encantou o público com seu colorido e animação. Promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope) e Secretaria de Turismo (setur), o evento serviu para valorizar e manter viva na cidade as tradições nordestinas, principalmente dos festejos juninos.

Repentistas, capoeira, quadrilha, roda de coco, bonecos gigantes e forró deram o tom da festa no polo cultural da orla, atraindo adultos, idosos e crianças que dançaram, cantaram e se divertiram muito na noite de São Pedro. Além dos elogios as atrações culturais, os presentes também parabenizaram a PMJP pela estrutura montada e pela segurança oferecida no local.

Os primeiros a entrar no palco foram os repentistas Pedro Firmino e Severino Lopes, que brindaram o público com seus versos. “Vejo esse tipo de evento como uma oportunidade para que o artista mostre seu trabalho e ocupe seus espaços”, disse o poeta e repentista Paulo Cruz, que está na estrada há mais de 25 anos.

Na sequência, o grupo de capoeira Berimbau Dourado, do mestre Colorau, mostrou à platéia um pouco dessa arte, introduzida no Brasil pelos escravos. Durante a apresentação, as crianças ficaram impressionadas com os golpes e movimentos ágeis dos capoeiristas, e algumas foram até convidadas para participar do jogo.São João Polo Tambaú 152

Bonecos gigantes– Logo após o show da capoeira, as roupas coloridas e brilhantes, os movimentos ritmados da coreografia e a música alegre da quadrilha junina Aconchego, do bairro de Cruz das Armas, entraram em cena proporcionando um belo espetáculo. “Estou encantado com a festa, pois é uma forma de integrar as pessoas, de trazer o povo para prestigiar nossa cultura popular”, disse o professor Gláucio Lins, morador de Manaíra, que estava acompanhado da esposa Josineire Lins, administradora.

A cultura pernambucana também marcou presença no Largo da Gameleira com uma apresentação especial da cantora Selma do Coco, que mostrou o ritmo aprendido ainda criança com os pais no interior de Pernambuco. O brilho e a energia do coco de roda cantado por Selma se juntaram ao bom-humor da quadrilha de bonecos gigantes, que chamou a atenção de todos.

Muito simpática e esbanjando vitalidade, Selma falou da felicidade de mostrar o seu trabalho mais uma vez para os pessoenses. “Esse ritmo, acompanhando por gente de todas as idades, deve ser mostrado sempre para que a tradição do coco de roda não acabe, seja resgatado”, enfatizou Selma.

São João Polo Tambaú 081Encerrando o São João Pra Valer 2014, a banda Forró Encabulado animou o público com ritmo característico da região Nordeste. Os turistas e muitos pessoenses aproveitaram para dançar o autentico forró e dar adeus a mais um evento realizado com sucesso pelo poder público.

Elogios– Quem esteve no Largo da Gameleira vai sentir saudade do polo de cultura popular. A organização, a estrutura e a segurança foram itens elogiados pelas pessoas que passaram pelo local nos últimos dias, dentro da programação junina da Prefeitura. “Muito organizado e seguro”, dispararam as amigas e professoras Lila Cordeiro e Sandra Monteiro, que moram nos Bancários, e estavam prestigiando o evento. “É um estímulo a nossa cultura e uma oportunidade de mostrá-la aos turistas”, disse Lila Cordeiro.

O casal de turistas Jerfferson e Daniela Viana, que estavam com os filhos Caroline e David, não pouparam elogios e parabenizaram a Prefeitura pela preparação da festa. “São ações como essa que ajudam a manter a história de nossa cultura e fazem com que o turista conheça a tradição do local”, afirmou Jefferson, que é biólogo e mora em Salvador. Há cinco dias na capital paraibana, a família Viana está encantada com a beleza e a organização da cidade. “É tudo muito lindo”, disse o filho David.

Avaliação – Emilson Ribeiro, coordenador de cultura popular da Funjope fez uma avaliação positiva dos festejos juninos na Capital. “Essa atividade cultural com essa diversidade marcaram o São João e isso foi muito positivo tanto para atrair os turistas como para fortalecer as tradições nordestinas”, afirmou.