Varal Poético de dezembro tem lançamento do livro de Felipe D’Castro

Por - em 383

O escritor Felipe D’Castro, participará neste sábado (20) do Varal Poético na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O evento acontecerá no Primeiro Pavimento da Torre Mirante, às 18h30, e contará com a participação especial do grupo Aedos e dos musicistas Michel Soares e Jaelson Farias. Entrada franca para o público de todas as idades.

Ainda no evento, o escritor Felipe D’Castro lançará o seu mais novo livro “O desordinário em Sérgio de Castro Pinto”, que é um estudo realizado como requisitos de obtenção do grau de licenciatura em letras, habilitação em língua portuguesa.

Felipe D’Castro disse que o livro foi confeccionado através da analise da construção da singularização por meio da metáfora conceitual em poemas do livro “Zôo Imaginário”, de Sérgio de Castro Pinto. “Seis dos 27 poemas foram estudados por eu mesmo, principalmente as narrativas do livro “Metáforas da vida cotidiana”, de George Lakoff e Mark Johnson (2002), precursores da teoria da metáfora conceitual, e “A arte como procedimento”, do formalista russo V. Chklovski (1971)”, completou.

Ao utilizar os dois conceitos, o da metáfora conceitual e o da singularização, o autor discute, também, acerca das diferenças entre linguagem poética e cotidiana, expostas pelos formalistas.

Varal Poético – É um projeto do programa Estação Poética. Geralmente acontece na última terça-feira do mês. Contudo, o projeto visa homenageiar um poeta, músico ou grande contribuidor para a cultura popular. A proposta é incentivar as várias interpretações da palavra em um clima de confraternização. Cada pessoa se dirige ao varal, escolhe a poesia que mais lhe agrada e declama segundo a sua interpretação.

Sobre o autor – Felipe D’Castro nasceu em João Pessoa, no dia 31 de outubro de 1990, e mora em Bayeux desde então. Em 2009 iniciou o curso de Letras com habilitação em português pela Universidade Federal da Paraíba. Além de ter participado de alguns projetos como O Linguajar do Sertão e Apoio Pedagógico, é integrante do GELISC (Grupo de Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea). Em 2014 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, em nível de mestrado, orientado pelo professor Arturo Gouveia. Recentemente publicou seu primeiro livro de crítica literária, intitulado “O Desordinário em Sérgio de Castro Pinto”. Hoje inicia seu projeto pessoal “Pares Mínimos”, que visa a obtenção de verba para os custos referentes ao seu primeiro livro de poemas – cujo título é homônimo ao do projeto – bem como a divulgação de sua poesia.

SERVIÇO:

Varal Poético

Atração: Lançamento do Livro “O desordinário em Sérgio de Castro” Sábado (20)

Hora: 18h30

Local: Primeiro Pavimento da Torre Mirante

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco