Veículos Audi e Ford Fusion apresentam defeitos e Procon-JP divulga campanha
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do consumidor (Procon-JP) está divulgando a campanha de chamamento para reprogramação da unidade de controles dos airbags dianteiros dos veículos Audi A4 Sedan, S4 Sedan, A4 Avant, S4 Avant e Audi RS4 Avant, fabricados entre 03 de fevereiro de 2012 e 23 de julho de 2014. O recall abrange 55 veículos na Paraíba. Também alerta para defeitos em veículos Ford Novo Fusion.
A campanha da empresa Audi do Brasil, Indústria e Comércio de Veículos Ltda abrange 3.966 unidades colocadas no mercado de consumo brasileiro, com numeração de chassi compreendida entre os intervalos 8K DA016960 a FA900331, distribuídos em 17 Estados da Federação.
Em relação ao defeito constatado, a empresa destacou que há uma falha de programação na unidade de controle dos airbags dianteiros que, em caso de acidente com colisão frontal e forte desaceleração, pode provocar a não deflagração dos airbags, o que pode causar a perda da função de proteção adicional, com risco de danos físicos e materiais ao motorista e passageiro do banco dianteiro.
A empresa informou, ainda, que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil ou no exterior provocado pelo defeito apresentado.
Ford Novo Fusion – Também está sendo divulgada a campanha de chamamento para substituição do Módulo do Sistemas de Segurança (RCM) dos veículos Ford Novo Fusion, modelos 2013 e 2014, produzidos entre 11 de maio de 2012 e 24 de agosto de 2013.
A campanha abrange 8.423 veículos colocados no mercado de consumo de todo Brasil, com 46 unidades na Paraíba, e tem numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos DR100258 e DR373074 para o modelo 2013, e ER116002 e ER132090 para o modelo 2014,
Segundo a empresa Ford Motor Company Brasil Ltda, foi constatado que o Módulo de Controle dos Sistemas de Segurança pode sofrer fissuras ou cavidade em decorrência do seu processo de secagem combinado com sua exposição a variações de temperatura. Alo longo do tempo, se essas fissuras forem expostas à umidade, podem ocorrer a formação de sais de chumbo entre os terminais da placa de circuito impresso do Módulo, resultando em curto circuito elétrico, afetando potencialmente o desempenho do RCM.
O problema apresentado pode provocar riscos de acidentes fatais ou graves e possíveis danos físicos aos ocupantes dos veículos e terceiros. Até o momento, de acordo com a empresa, não há registros de nenhuma ocorrência no País.