Vencedores do Aluno Destaque recebem computadores da PMJP
Os 123 estudantes selecionados no concurso Aluno Destaque 2007 foram premiados com computadores na manhã desta quarta-feira (12), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. Eles se destacaram entre cerca de 15 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental de 78 escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, que tiveram o desempenho escolar avaliado.
No evento, estudantes e gestores falaram da importância da escola na formação do cidadão. Quando soube que tinha ganho o concurso na minha escola, chorei demais de tanta alegria, saí correndo e me abracei com minha mãe. Eu resolvi participar logo que a professora falou, mas não sabia que iria ganhar, contou a estudante Gyglianne Karol Costa Alves, 14, que concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José Américo de Almeida.
A mesma alegria de Gyglianne foi compartilhada por Phellype Mola Pessoa Braga, 14 anos, aluno da Escola João Monteiro da Franca, e David da Cunha Franca, 11 anos, da Escola João Medeiros Novais. Estou muito feliz. O computador vai me ajudar nos estudos e o concurso foi um bom incentivo para quem gosta de estudar e para quem não gosta, também, disse Phellype.
David da Cunha que mora no Bairro dos Novais e tem quatro irmãos disse que não tinha computador e sua família não poderia dar esse presente a ele, por falta de condição financeira. Muito emocionado, o menino de 11 anos leu para a platéia a redação que o ajudou a vencer o concurso. Na minha escola aprendi o que é direito e o que são deveres, aprendi a ser gente e vou levar as melhores recordações da minha vida. Minha escola, meu lugar na vida, meu lugar no mundo, dizia um trecho do texto produzido pelo menino.
Premiação Além da leitura de redações por David e Phellype, a aluna Daniele Ramos fez um discurso em nome dos alunos e mais dois estudantes (João Cândido e Maria de Fátima da Silva) realizaram uma apresentação de fantoche, usando literatura de cordel.
Logo após, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB); a secretária da Educação, Ariane Sá; o secretário-adjunto, Nathanael Rohr; a chefe da Divisão do Ensino Fundamental II, Gilmara Lacerda, e a diretora de Gestão Escolar, Inês Lopes Caminha fizeram a entrega simbólica dos computadores aos premiados e falaram sobre a iniciativa Aluno Destaque, que terá sua segunda versão este ano. Ter as melhores médias em todas as disciplinas, freqüência escolar acima de 75% e produzir um texto em prosa ou poesia sobre o tema Minha escola, meu lugar foram os requisitos exigidos.
Acesso ao mundo O prefeito Ricardo Coutinho ressaltou a importância do computador na vida moderna e na formação do cidadão e dos investimentos feitos pela Prefeitura para permitir o acesso dos alunos ao equipamento. Através do computador, você acessa o mundo. Esse concurso não deve ser encarado como uma disputa, mas como um incentivo, mesmo porque a Prefeitura não pode colocar um computador na casa de cada aluno. Nesses três anos, o Município adquiriu 3 mil máquinas e colocou em laboratórios para uso dos alunos, porque entende que o equipamento deve ser usado o processo de construção da cidadania. Estamos avançando para derrubar a idéia de que escola boa é escola particular. A escola pública de qualidade é um processo em construção na cidade, disse.
A secretária Ariane Sá agradeceu a toda a comunidade escolar que se envolveu no concurso e que faz parte do dia-a-dia da educação municipal. Do vigilante ao gestor, todos têm um papel fundamental na escola. Os pais também são responsáveis pelos resultados e sem eles não conseguimos ir muito longe. Não deve haver terceirização da educação e nem da criação de filhos. A escola e os pais devem estar juntos nesse processo, disse.