Vencedores do Concurso ‘As Mulheres Podem’ recebem premiação

Por - em 482

Os nove alunos da rede pública municipal selecionados nos primeiros, segundos e terceiros lugares nas categorias Cartaz, Cordel e Redação, do I Concurso ‘As mulheres Podem’ receberam, nesta quinta-feira (08/11), suas premiações, em solenidade que contou com a presença de diretores de escolas, professores orientadores e familiares.  Os três primeiros lugares nas categorias Cartaz, Cordel e Redação receberam como prêmio um notebook; os segundos e terceiros lugares, um MP4. As professoras que orientaram os trabalhos vencedores também foram homenageadas com brindes

A vencedora do 1º lugar, na categoria Redação, Susana Silva, 14 anos, aluna da Escola de Ensino Fundamental Ubirajara Targino Botto, disse que não esperava esta premiação, embora tenha facilidade em escrever. A sua redação enfoca o trabalho da mulher, “escolhi este tema porque a mulher hoje vem se destacando mais do que o homem, em vários setores, cito como exemplo, a minha própria sala de aula”, justificou.

O Concurso ‘As Mulheres Podem’ foi idealizado e promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa com a intenção de incentivar a discussão de gênero nas escolas.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Silva, destacou em seu discurso a importância da parceria com a Secretaria de Educação e Cultura na realização do concurso e parabenizou as escolas e alunas/os pelo nível dos trabalhos apresentados.

O secretário adjunto da Educação, Genildo Lucena revelou que o I Concurso ‘As mulheres podem’ representa a oportunidade de diversificar o campo de atuação dos estudantes, proporcionando aos alunos um espaço diferente para que possam crescer.

Ele acrescentou que a qualidade dos trabalhos deixa a Secretaria de Educação feliz, “saber que a colheita dos bons resultados tem sido uma realidade na rede municipal de ensino é gratificante, confirmamos outros resultados a exemplo das Olimpíadas Brasileiras de Robótica, de Português e Matemática e da própria avaliação do IDEBE (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressaltou.

A aluna Izadora Gabrielle, que obteve o primeiro lugar na categoria Cordel, da Escola Ministro José Américo de Almeida, disse que gostou muito de participar do concurso sobre a temática da mulher. Ela revelou que seu estilo é a poesia, mas sua professora lhe aconselhou a participar do concurso, transformado a poesia em cordel. “Não senti nenhuma dificuldade, principalmente para falar da mulher”, explicou.

Os três primeiros lugares nas categorias Cartaz, Cordel e Redação receberam como prêmio um notebook; os segundos e terceiros lugares, um MP4.

Já Gabriel da Silva Nóbrega, estudante da Escola Comendador Cícero Leite, primeiro lugar na categoria Cartaz, revelou que é a segunda vez que consegue o primeiro lugar em concurso, na mesma área. Receber o notebook, para ele, foi muito bom, “essa ferramenta vai ser muito útil pra mim, nos meus estudos e para aprofundar meus conhecimentos”, conversou.