‘Vértice’ apresenta peça baseada em obra de Jorge Amado e espetáculo circense
A peça baseada em uma das obras mais conhecidas de Jorge Amado é destaque no ‘Vértice’ desta sexta-feira (25). ‘Quincas’, do grupo paraibano Osfodidário, vai ser encenada no Teatro Santa Roza, a partir das 20h. Nesta terceira noite do projeto, também foi incluído na programação o espetáculo circense ‘Le Petit Cirque Fratelli’, do grupo ‘Acrobáticos Fratelli’ (SP). A apresentação será no Teatro de Arena do Espaço Cultural, Tambauzinho, às 19h. O projeto, que tem entrada gratuita, é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Justamente no ano em que é comemorado o centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, o ‘Vértice’ traz na programação uma peça baseada em uma das obras do autor. Lançada em 1959, com o título original de ‘A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua’, a história ganha agora uma livre adaptação literária, rebatizada de ‘Quincas’.
Quincas é o personagem que deixou de ser o íntegro e cumpridor Joaquim Soares da Cunha para se transformar no bêbado mais famoso da Bahia, Berro Dágua. Antes de tudo, a obra literária de Jorge Amado é uma crítica aos comportamentos burgueses. Nela, com muita ironia, é narrada a história de um homem que mesmo, depois de falecido, terá sua noite memorável ao lado de seus colegas de copo e aventuras até chegar a uma segunda morte mítica, fantástica e poética.
Na peça paraibana ‘Quincas’, a história do cachaceiro-mor de Salvador é recontada pelos quatro amigos inseparáveis do personagem – Curió, Negro Pastinha, Cabo Martim e Pé-de-Vento. O quarteto se reúne mais uma vez para recordar as aventuras vividas por Berro Dágua antes e depois de sua morte.
O grupo Osfodidário, que assina a adaptação, foi fundado em 2008, a partir do curso de Especialização em Representação Teatral, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seus integrantes têm se destacado na cena regional desde o primeiro espetáculo, intitulado ‘A Farsa do Poder’, que é baseado na comédia homônima do dramaturgo potiguar Rancine Santos.
Le Petit Cirque Fratelli – Toda alegria, encantamento e destreza da arte circense estão reunidos no ‘Le Petit Cirque Fratelli’, que leva humor aos espectadores do ‘Vértice’ nesta sexta-feira (25). O espetáculo retrata a história de dois ambulantes que chegam a uma praça para negociar suas bugigangas e são surpreendidos com o recebimento de uma herança: um circo.
O grupo Acrobático Fratelli, responsável pelo espetáculo, desenvolve um trabalho diferenciado em diversas áreas artísticas e empresariais desde 1990. É um dos pioneiros do circo contemporâneo em São Paulo e no Brasil. As performances passam pela simplicidade cotidiana e pelos recursos de virtuoses corporais, acrobáticas, aéreas e tecnológicas que desafiam a lei da gravidade.
Confira abaixo a programação do ‘Vértice’ de maio:
Espetáculos
25/05 (sexta-feira)
Atração: Espetáculo de circo “Le Petit Cirque Fratelli” (grupo Acrobáticos Fratelli – SP)
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural
Horário: 19h
Atração: Espetáculo de teatro “Quincas” (Grupo Osfodidário – PB)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
26/05 (sábado)
Atração: Espetáculo de dança “Luz” (Paracuru Cia. de Dança – Ceará)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
27/05 (domingo)
Atração: Espetáculo de dança “Luz” (Paracuru Cia. de Dança – Ceará)
Local: Teatro Santa Roza
Horário: 20h
Oficinas
26/05 (sábado)
Tema: Oficina de Dança Contemporânea (com Ivaldo Mendonça, da Paracuru Cia. de Dança – Ceará)
Local: Sala de dança do Teatro Santa Roza
Horário: 9h às 12h
27/05 (domingo)
Tema: Oficina de Dança Contemporânea (com Ivaldo Mendonça, da Paracuru Cia. de Dança – Ceará)
Local: Sala de dança do Teatro Santa Roza
Horário: 9h às 12h