Videastas ministram palestras sobre cinema na periferia

Por - em 434

O processo de criação de filmes e vídeos na periferia e os paradigmas que envolvem a sua realização nestes espaços urbanos é o tema da palestra ‘Cinema na Periferia’, que será ministrada pelas videastas Manaíra Carneiro e Ana Bárbara Ramos, nesta segunda-feira (16), às 19h, no Teatro Lima Penante.

A palestra deve reunir grupos e produtores individuais do audiovisual de João Pessoa que poderão trocar ideias e experiências com as produtoras, bem como conhecer as novas tecnologias que estão sendo utilizadas na área e saber qual a melhor maneira para se inserir neste mercado.

A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) da Prefeitura de João Pessoa e pretende também dar visibilidade para a produção audiovisual das mulheres paraibanas e incentivar a formação de novas videastas.

No último final de semana, foi ministrado o workshop ‘Roteiro para cinema – da ideia ao filme’, por Manaíra Carneiro, reunindo 25 mulheres oriundas de movimentos sociais e de comunidades carentes de João Pessoa, que aprenderam as técnicas para formatação de roteiros para cinema e televisão. As participantes da oficina elaboraram um roteiro, que deverá ser transformado em vídeo.

Manaíra Carneiro é paraibana e atualmente mora no Rio de Janeiro. Ela já produziu e roteirizou vários filmes, de longa e curta metragem, até estrear como diretora no episódio ‘Fonte de Renda’, que faz parte do filme ‘5 X Favela – Agora por nós mesmos’, produzido por Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães.

Ana Bárbara Ramos também tem vasta experiência no cenário do audiovisual. Entre os filmes que já realizou estão os documentários ‘Sweet Caroline’, ‘Cabaceiras’ e ‘Oferenda’. O documentário ‘Sweet Caroline’ foi escolhido pelo júri do Festival Cine Esquema Novo, de Porto Alegre, como o melhor curta metragem.