Vinte e cinco equipes das escolas do município selecionadas para final na OBR 2016
Adriana Crisanto
Levantamento realizado pela coordenação geral da X Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) contabilizou que 25 equipes das escolas municipais foram classificadas para participar da grande final da OBR 2016 neste sábado (27), na Estação das Artes, no Altiplano.
O coordenador da OBR Regional, Fagner Ribeiro, confirmou a participação cada vez maior dos alunos das escolas do município de João Pessoa. “Isso foi resultado do engajamento de pessoas e instituições públicas na área da Robótica Educacional”, comentou Ribeiro. O coordenador lembrou ainda que as 10 primeiras equipes selecionadas a cada dia de competição vão também para final. “Tivemos alguns empates e por isso existe mais de uma equipe na décima colocação”, esclareceu.
Quarta-feira (25), no nível 1 (ensino fundamental), os três primeiros lugares foram para o Colégio Pio XI Bessa, com os protótipos de robôs das equipes Robot, Germany e Atenas. No nível 2 (ensino médio), a primeira colocação foi para a equipe Constructor, #OND I de Cuitegi (2º lugar) e Gigantes (3º lugar).
Nesta sexta-feira (26) é o dia em que a organização preparou as arenas para a Final Estadual que acontecerá no dia seguinte sábado (27), a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competiram novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.
Na OBR 2016 foram inscritos 1.400 estudantes, divididos em 346 equipes, para a competição de Robótica deste ano, sendo a cidade de João Pessoa a segunda Capital brasileira com maior número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo.
Premiação – Os primeiros lugares recebem medalhas (ouro, prata e bronze), como tem sido a cada etapa da competição. Na final além das medalhas das primeiras colocações tem também os prêmios da modalidade prática da OBR 2016, que são: Prêmio Extra (para melhor estreante), Prêmio Extra Escola Pública, Prêmio Extra Escola Privada, Prêmio Extra Robustez, Prêmio Extra Inovação, Prêmio Extra Elegância, Prêmio Extra Dedicação e Prêmio Extra Programação. Todas as medalhas são de honra ao mérito.
Os participantes poderão conferir no site da OBR (http://www.obr.org.br/?page_id=884) a tabela com as classificações finais.
História da OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática, surgiu em João Pessoa no ano de 2011, tendo como sede oficial a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na época, os organizadores da OBR Nacional estavam de férias na cidade e souberam que existia um laboratório de Robótica na Estação Cabo Branco. Ficaram encantados com o projeto educativo da robótica e lançaram a proposta da casa se tornar a sede do evento na Paraíba.
O primeiro ano se inscreveu cerca de 50 equipes. No segundo ano, 2012, participaram 72 equipes. Em 2013, o número de equipes competidoras foi de 80. No ano de 2014 foram 179 e em 2015 esse número pulou para 328 equipes participantes e agora em 2016 esse número subiu para 346 equipes.
SERVIÇO:
X OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)
Período: 23 a 27 de agosto
Local: Estação das Artes – Altiplano Cabo Branco
Horário das competições: 8h às 17h
Datas dos Regionais:
- Regional A – Dia 23 de agosto (terça)
- Regional B – Dia 24 de agosto (quarta)
- Regional C – Dia 25 de agosto (quinta)
- Dia 26 de agosto (preparação das arenas para finais)
- Final Estadual – Dia 26 de agosto (sábado)
Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303.
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita
CONTATO PARA IMPRENSA:
Fagner Ribeiro – Coordenador da OBR na Paraíba
Fone: 9.8825.0404
Email: obrparaiba@gmail.com