Visitantes buscam capacitação e novas oportunidades na Feira Municipal do Trabalho

Por - em 710

feira_trabalho_foto_gilbertofirmino (33)Começou nesta quarta-feira, 19, no Shopping Sebrae, em João Pessoa, a Feira Municipal do Trabalho, uma realização da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria do Trabalho, Produção e Renda. Aberta para o público, além dos stands de diversos parceiros, mais de 30 atividades estão programadas, entre elas, palestras, cursos e intermediação de emprego.

Após a solenidade de abertura, os presentes tiveram a oportunidade de transitar pelos stands do Banco Cidadão, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PB), Unipê, Escola Técnica de Saúde da UFPB, Faculdade Internacional da Paraíba, Senai, Sebrae e Sine-JP. Outra opção era participar de alguns cursos oferecidos no auditório do Sebrae-PB.

A empregada doméstica Maria das Graças Menezes era uma das pessoas que circulavam pelos stands, e explicou que a feira é uma ótima oportunidade que surgiu para que ela pudesse novamente entrar no mercado de trabalho: “Tive meu filho, e por isso passei um tempo parada. Fiquei sabendo da feira e vim aqui para receber uma ajuda para fazer o meu currículo e quem sabe até já encontrar um novo emprego com o pessoal do Sine-JP”.

Enquanto alguns aguardavam sair do local já com uma entrevista de emprego agendada, Cícera Rita estava lá para se capacitar. “Vim aqui para aprender como montar o meu próprio negócio, que seria uma sorveteria ou uma doceria. Hoje para abrir algo próprio precisamos saber o que estamos fazendo. Entrar com a cara e a coragem não é o indicado”, destacou.feira_trabalho_foto_gilbertofirmino (29)

No caso de Janeide Araújo, o foco principal era a presença do stand do Banco Cidadão, que é um projeto da PMJP que disponibiliza crédito para pessoas que pretendem abrir o seu próprio negócio: “Eu fiz a minha inscrição no Curso Empreender disponibilizado pela prefeitura, e agora estou aqui para participar do curso de gestão empresarial”. Ela ainda acrescentou que existem muitas pessoas que trabalham na informalidade, ou que querem empreender, mas não buscam conhecimento sobre o assunto: “Para você abrir um negócio você precisa se aperfeiçoar, assim como se você estivesse fazendo um curso superior. Você precisa se capacitar, e buscar informações”.

A Feira Municipal do Trabalho, que acontece até o dia 21 de novembro, conta com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PB), Escola Técnica de Saúde da UFPB, Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Faculdade Internacional da Paraíba (FBP), Unipê, Serviço Social de Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Senai, IFPB, Pronatec, Fecomércio PB, Ministério Público do Trabalho (MPE), Sebrae e Sine-JP.