Votação do OP Online é estendida e população pode escolher demanda até dia 13 de julho
O prazo para a votação do OP Online foi ampliado. Agora, a população tem até o dia 13 de julho para eleger, através da internet, as obras, ações ou serviços que devem ser priorizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no seu bairro ou comunidade. O OP Online é um mecanismo inovador adotado pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, visando aumentar a participação popular.
O OP Online dá à população a oportunidade de eleger demandas que não alcançaram votos suficientes durante as Audiências Regionais, realizadas nas 14 Regiões de Participação Popular (RPPs) da cidade no mês de abril. O mecanismo foi criado como forma de estimular aquelas pessoas que não puderam comparecer aos encontros a também participar ativamente da gestão municipal.
Só no ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram das ações do Orçamento participativo e a estratégia de usar a internet foi fundamental para o sucesso. “As pessoas muitas vezes querem participar, mas não podem, pois no horário das audiências estão no trabalho ou estudando e não têm a oportunidade de opinar”, ressalta o secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macêdo.
Para votar, o cidadão basta entrar no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/oponline e preencher um cadastro. A partir do endereço informado, cada internauta será encaminhado para um formulário de votação onde constarão apenas as demandas da sua Região de Participação Popular (RPP). Os bairros de João Pessoa são agrupados em 14 RPPs.
Cada pessoa poderá votar apenas uma vez. “Após de eleitas, as demandas do OP Online passam pelos mesmos processos que as demandas eleitas durante as plenárias”, explica Hildevânio. Todas as eleitas são analisadas e, em seguida, encaminhadas às secretarias e órgãos correspondentes da PMJP para serem inseridas no orçamento anual da Prefeitura para o ano seguinte.