Yasmin Formiga aborda violência contra a mulher em exposição na Casa da Pólvora
A exposição “Yasmin Formiga” será aberta nesta quinta-feira (8), às 20h, no monumento Casa da Pólvora e pode ser vista até o dia 6 de abril, das 9h às 17h. A mostra, que homenageia o Dia Internacional da Mulher, é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e integra a programação do AnimaCentro. A entrada é gratuita.
A exposição tem curadoria de Sidney Azevedo, crítico, mestre em Artes Visuais e diretor do Centro Cultural Casa da Pólvora, e conta com obras em diversos suportes, como desenho, pintura e instalações, através dos quais a artista paraibana aborda as várias formas de violência cotidiana contra a mulher, com o objetivo de chamar atenção para a banalização dessa violência.
Segundo a artista, que também vai fazer uma performance sobre a violência na abertura da mostra, o feminicídio vem sendo naturalizado, como se a morte de uma mulher fosse algo comum no nosso cotidiano. Por isso o trabalho dela foca, de forma direta, nesta questão, para que as pessoas possam enxergar que é real e pesado aquilo que vem sendo tratado como mais um acidente.
“Minhas obras são diretas e fortes, feitas para gerarem reflexões sobre a naturalização da violência contra a mulher e sobre a censura que uma sociedade patriarcal construiu diante do corpo feminino, um corpo criado para não ser liberto. Minhas obras refletem sobre a liberdade de um corpo com asas, que encorajam outras mulheres a sentirem essa liberdade”, explica Yasmin.
Para Sidney Azevedo, a artista “traduz por meio de obras polifônicas, emergindo de sua aparente fragilidade etérea, a resistência feminina em total ebulição semântica. Ela denuncia com veemente materialidade o descaso de alguns formadores de opinião no tangente aos abusos e às múltiplas formas de violência, sejam elas veladas, sofisticadas, físicas, psicológicas, explícitas ou vulgares, sofridas pelas mulheres”.
A artista – Yasmin Formiga é paraibana de Santa Luzia e estuda Artes Visuais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou de exposições em João Pessoa, Patos, Recife, Goiânia (GO). Ativista, fez vários protestos através dos seus trabalhos e, através de um deles, conseguiu que uma música que faz apologia ao estupro fosse retirada das plataformas digitais. Esta é sua primeira individual.
AnimaCentro –O projeto AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada em seis polos: Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Galeria Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.
Serviço
Exposição “Yasmin Formiga”
Artista: Yasmin Formiga
Local: Centro Cultural Casa da Pólvora/Monumento (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)
Dia: Quinta-feira (8)
Hora: 20h
Evento gratuito