Zélia Duncan e Renata Arruda cantam em Festival de Música
O festival de música Station Brésil: Onde os Ritmos se Encontram movimenta o Ponto de Cem Réis nos próximos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 20h e 18h, respectivamente. A iniciativa faz parte das ações do Ano da França no Brasil. A abertura será com a cantora Renata Arruda e entre as atrações que se apresentam juntas está a cantora Zélia Duncan e o francês Louis Bertignac, que produziu e fez os arranjos do bem sucedido álbum Quelqu’un m’a dit, da francesa Carla Bruni, vendendo mais de dois milhões de cópias. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), é uma das apoiadoras do evento, que é gratuito. A realização é do Estudio Gaia, em parceria com o IBL.
Como ressaltou o diretor executivo da Funjope, Chico César, os shows do Ano da França no Brasil têm como objetivo promover parcerias inéditas entre representantes da cultura dos dois países. É importante colocar João Pessoa nesse calendário internacional e incluir a nossa cultura regional nesse circuito, a exemplo da Orquestra Sanhauá, da Banda de Pífanos da Serra de Jabitacá e da cantora Renata Arruda, afirmou. Teremos também Cibelle Cavalli, que é uma cantora nacional bastante reconhecida no exterior, comentou.
Os shows do festival acontecem em quatro cidades brasileiras. No caso particular de João Pessoa, o público terá a oportunidade de conhecer de perto um pouco da cena musical parisiense. O Ponto de Cem Réis vai, portanto, virar um verdadeiro caldeirão em ebulição de ritmos e estilos. Tudo isso na mais perfeita sintonia de sotaque franco-brasileiro, com timbres do rock folk, balada, blues, electro rock, rap, funk rock, influências do reggae, eletrobossa, cultura popular, instrumental e MPB.
A programação terá artistas como Spleen, que navega pelo blues e o hip hop. Haverá ainda a apresentação do ex-guitarrista da banda de rock Téléphone, Louis Bertignac, mostrando influências de folk, balada e blues. A canção contemporânea francesa, com batida do electro rock, rap e funk rock, vai marcar a performance de Mathieu Boogaerts. Entre os estrangeiros haverá ainda show com Jeanne Cherhal, premiada em um dos principais concursos de música na França o Victoires de la Musique.
O evento terá encontros inusitados no palco, como o de Mathieu Boogaerts com a Orquestra Sanhauá e o da cantora Jeanne Cherhal com a Banda de Pífanos da Serra de Jabitacá. Tudo isso no domingo (1º), a partir das 20h. Já no sábado, às 18h, a abertura, que vai celebrar o encontro franco-brasileiro no palco pessoense, fica por conta da cantora paraibana Renata Arruda.
O idealizador do festival é o francês, radicado no Brasil, Matthieu Rougé. Ele também é curador do projeto Station Brésil, juntamente com o músico, compositor e produtor Paulo Lepetit. O festival também acontece em Brasília (DF), em data a ser confirmada, e São Paulo (SP), nos dias 14 e 15 de outubro, no Sesc Pinheiros. Depois de João Pessoa, a programação segue para o Recife (PE), nos dias 3 e 4, na Torre Malakoff.
Confira a programação de João Pessoa, na Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis.
Dia 31/10 20h
Renata Arruda
Dia 01/11 18h
Banda de Pífanos da Serra de Jabitacá + Jeanne Cherhal
Spleen + Cibelle
Bertignac + Zélia Duncan
Mathieu Boogaerts + Orquestra Sanhauá