10ª Conferência Municipal da Assistência Social se encerra nesta sexta-feira

Por - em 600

Luiz Carlos

A programação da 10ª Conferência Municipal da Assistência Social será encerrada nesta sexta-feira (7). Durante dois dias, o evento trouxe discussões sobre as políticas de assistência social em âmbito nacional, estadual e municipal. Um dos principais focos da conferência foram as discussões sobre os desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para os próximos dez anos. O evento acontece no auditório da Federação Espírita da Paraíba, Av. Bento da Gama, 555, Torre.

Nos dois dias de evento, palestras, plenárias e mesas redondas fizeram parte da programação. “O SUAS foi lançado há dez anos e é o momento de revisá-lo para os próximos outros dez. Temos que ver a assistência social como um direito e não como uma ajuda. É através da assistência social que podemos devolver a dignidade a uma parcela da população que vive em condições de vulnerabilidade”, disse Marta Moura, secretária do Desenvolvimento Social de João Pessoa.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcelo Paulino Melo, ressalta que as discussões da conferência servirão para a elaboração do plano decenal do SUAS no período de 2016-2026. O tema da 10ª edição da conferência é “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026”.

O evento – O evento está reunindo delegado (as), com direito a voz e voto, representantes governamentais, indicados pela Gestão; representantes da sociedade civil, considerando os seguintes segmentos: entidades e organizações de Assistência Social, obrigatoriamente inscrito no CMAS. Trabalhadores de organizações com vinculo SUAS; usuários do SUAS.

Cada entidade deverá encaminhar um representante e um usuário. A vaga de trabalhador devera ser indicada através de articulação entre os segmentos de execução de cada política pública: criança e adolescente, pessoa idosa, mulher, pessoa com deficiência e público misto.

Programação de sexta-feira (7)

08h– continuação dos grupos temáticos. Discussão das dimensões temáticas. Com a sistematização de todas as propostas retiradas, moções e aprovações;

10h- inicio da plenária final

12h – almoço

13h30h – plenária final continuação

16h – processo de eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Coordenação de mesa: Marcelo Paulino de Melo e Joubert Fonseca

17h– coffee break- encerramento