Cozinheiros e merendeiros da rede municipal de ensino recebem capacitação

Por - em 780

Curso merendeirosCerca de 600 cozinheiros e merendeiros das 95 escolas da rede municipal de ensino e dos 73 Centros de Referência de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão sendo capacitados para conhecimento de boas práticas, higienização, padronização, posicionamento e melhor atendimento ao aluno para otimizar a alimentação escolar. A capacitação acontece até a tarde desta quarta-feira (3), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

As palestras são ministradas pelas sete nutricionistas que fazem parte do quadro técnico da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Além das palestras, são exibidos vídeos e há uma interação onde os cozinheiros e merendeiros falam do dia a dia deles, apresentando as dificuldades e as soluções.

Eles são orientados quanto à higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos e na distribuição. Foram mostradas também as precauções no preparo para evitar uma contaminação de alimentos e o cuidado para que seja feita uma alimentação mais saudável possível para os alunos.

“Estamos cada vez mais nos aperfeiçoando. Temos que ter todo o cuidado em evitar infecção através dos alimentos para as crianças”, disse Josenildo Ferreira Bernardo, merendeiro da escola da Escola Municipal Raimundo Nonato.

Para evitar desperdício, os profissionais também são orientados sobre a quantidade de alimento para cada aluno e em cima disso fazem o levantamento de quantos alunos tem na unidade de ensino no dia para preparar as refeições. Eles também são orientados a fazerem o almoço, lanche ou jantar nos seus devidos horários.

“Nós informamos que qualquer dúvida ou sugestão que eles tenham para dar em relação à alimentação escolar, que falem para o supervisor de alimento. Durante a visita dos nutricionistas nas escolas eles também podem relatar suas experiências”, falou a coordenadora da Alimentação Escolar da Sedec, Georgia Rafaela Pontes.