Prefeitura de João Pessoa entrega refeições, disponibiliza 100 leitos e realiza testes de covid-19

Por Rômulo Teodorico - em 888

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) segue avançando nos trabalhos voltados para a prevenção e cuidados com a saúde da população em relação à covid-19. A gestão do prefeito Luciano Cartaxo finalizou a semana com a entrega de refeições a 65 mil alunos da rede municipal de ensino, atingindo 100% dos estabelecimentos de ensino, a disponibilização de 100 leitos para acolher pessoas em situação de rua em pousadas, e a realização de testes do novo coronavírus em motoristas e caminhoneiros.

Desde a última segunda-feira (8), todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino têm acesso à distribuição da refeição e lanche, somando 65 mil estudantes de escolas e creches. A ampliação da oferta de alimentos para os estudantes – que já era disponibilizada nas escolas de tempo integral e creches – agora atinge 100 % da rede e foi anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo para dar suporte às famílias durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Depois de dar entrada no Centro POP 24h, as pessoas em situação de rua podem fazer o cadastro para os leitos em pousadas, garantindo um lugar para dormir e podendo fazer higiene pessoal. Com esta medida, a Prefeitura de João Pessoa chega à marca de 348 leitos disponibilizados para pessoas que viviam em situação de rua na sua rede de assistência.

Também são oferecidos kits de higiene, refeições gratuitas nos restaurantes populares e auxílio-moradia para aproximadamente 200 pessoas. Essas pessoas podem permanecer nestes lares por até cinco meses.

Em dois dias de ações, realizados na última terça (9) e quinta-feira (11), a PMJP ampliou os testes para a covid-19 na Capital. A testagem foi feita entre motoristas, cobradores e caminheiros. A iniciativa, uma parceria com o Sest/Senat, beneficiou um grupo considerado vulnerável. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou enfermeiros e técnicos de enfermagem do Distrito Sanitário I para a realização dos testes rápidos, bem como a notificação dos casos.

A PMJP também realizou o trabalho de higienização e desinfecção de quatro creches e uma escola municipal da rede municipal de ensino. A medida de prevenção objetiva diminuir o risco de contágio por coronavírus (covid-19) nos equipamentos públicos. As creches são Maria de Fátima Amorim Navarro e Laranjeiras, localizadas no bairro José Américo, e Júlia Ramos e Nossa Senhora da Boa Esperança, sediadas no bairro da Torre, assim como a Escola Cônego Matias Freire.