Candidatos participam de curso de formação e capacitação antes de eleição

Por - em 317

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Disque 100 e a Rede de Proteção são alguns dos temas ministrados no Curso de Formação e Capacitação para os candidatos aos Conselhos Tutelares das Regiões Sul, Sudeste e Norte. O curso, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve início nesta segunda-feira (7) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. As eleições irão ocorrer no dia 14 deste mês.

A iniciativa da realização do curso de formação é inédita. “A capacitação irá elevar o nível do conhecimento dos candidatos no sentido de compreensão real do papel do conselheiro tutelar”, disse a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Marta G. Moura Gomes.

Importância – A coordenadora do CMDCA, Josy Alves, considerou as aulas de grande importância para os postulantes aos cargos de conselheiros tutelares. As aulas estão sendo ministradas nos turnos da manhã e à tarde. “Nosso intuito é que eles, ao assumirem o posto, realmente tenham consciência do seu papel enquanto conselheiro tutelar e que sejam profissionais comprometidos com a questão da criança e do adolescente”, destacou.

Josy Alves informou que o CMDCA está preocupado não só com a formação dos conselheiros, mas com a capacitação dos profissionais da rede de ensino e com a própria comunidade. “No plano de ação para o exercício 2013, iremos promover cursos nas escolas, inclusive com a participação dos pais, mães e/ou responsáveis pelos alunos”, afirmou.

Candidatos elogiam – Andréia Márcia, candidata do Conselho Tutelar Sudeste, elogiou a iniciativa, reforçando a grande importância da realização do curso. Ela está concorrendo pela primeira vez e disse que, sendo eleita, a partir do que foi lecionado no curso, estará bastante embasada. “Tudo que está sendo ensinado é muito valioso, principalmente para os iniciantes”, alegou.

Curso – No primeiro dia de curso, todos os 38 candidatos participaram. Josy Alves lembrou que os participantes deverão ter uma frequência mínima de 75%. “Aquele ou aquela que não tiver frequência mínima exigida, será automaticamente eliminado do certame”, alertou. O curso será encerrado  às 17 horas desta terça-feira (8).