PMJP constroi canal de drenagem na Comunidade Santa Clara
A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa (Seinfra) dá continuidade às obras na Comunidade Santa Clara, no Castelo Branco, para a contenção de uma encosta e a construção de um canal para facilitar a drenagem das águas durante o período de chuvas. As intervenções têm o objetivo de prevenir riscos de desabamento e de alagamento, comuns nesse período, e somam um investimento de R$ 2,8 milhões.
O canal que está sendo construído atravessa boa parte da comunidade e vai até as margens da BR-230. Em alguns trechos do canal estão sendo construídos muros de gabiões – estruturas armadas drenantes, de grande durabilidade e resistência, usadas para fazer a contenção de barreiras. Depois de aplicados, os gabiões serão revestidos com argamassa. “Esse canal facilitará a vazão das águas da chuva até o Rio Jaguaribe”, disse o titular da Seinfra, Ronaldo Guerra. Segundo ele, a intenção é concluir as obras antes do período chuvoso, conforme determinação do prefeito Luciano Cartaxo.
Guerra chama a atenção da população para a importância de não jogar lixo no canal. De acordo com o que relatou, antes de a obra ser iniciada, a equipe da Seinfra retirou cerca de 20 caçambas de lixo da área. “Com as chuvas, esse tipo material é arrastado para dentro do sistema de drenagem e dos rios. A tendência é ocorrer alagamentos nas residências da comunidade, com perdas materiais e comprometimento da saúde dos moradores”, ressaltou.
Zonas Especiais – Além da Comunidade Santa Clara, o projeto de urbanização do governo municipal em Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) inclui as comunidades Boa Esperança (Cristo), Timbó (Bancários) e Gervásio Maia (Colinas do Sul). Essas comunidades foram selecionadas para receber serviços de melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde e habitação. Nesse projeto, a PMJP investe mais de R$ 15 milhões, boa parte com recursos próprios, provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).