Saúde promove atividades pelo Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais

Por - em 651

Como referência ao Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais de João Pessoa, que será comemorado no próximo dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta terça-feira (22), durante todo o dia, o evento Visibilidade e Protagonismo dos Homens Trans em João Pessoa, com oficinas e palestras, no Auditório do Centro de Educação da UFPB. A iniciativa é uma parceria com o Grupo de Mulheres Maria Quitéria.

Segundo Roberto Maia, um dos organizadores do evento, o objetivo é mostrar à sociedade civil e aos profissionais de saúde como se deve tratar os homens trans, ouvindo suas necessidades integrais de saúde. Ele destacou que o acolhimento deve ser feito na forma de sua identidade de gênero. “Se nasceram mulheres e possuem a identidade de gênero masculina, devemos tratar com o nome masculino e ouvir suas subjetividades, para que possamos atender suas reais necessidades de saúde”, disse.

De acordo com ele, é comum os homens trans, assim como as travestis, passarem por preconceito e discriminação nos equipamentos de serviço público (escolas e unidades de saúde da família, por exemplo), além do próprio meio familiar e das comunidades onde residem. “Temos que mudar esta cultura”, destacou Roberto.

No auditório da UFPB, há uma exposição de painéis desenvolvidos pelos homens trans que vivem na Capital paraibana. A atividade desta terça abre a Semana de Visibilidade Trans da Cidade de João Pessoa, realizada pela ONG Grupo de Mulheres Maria Quitéria.

Definição – Homens trans são pessoas que nasceram com o sexo feminino e possuem identidade de gênero masculino. Essas pessoas tomam hormônios masculinos e, muitas vezes, fazem mastectomia e retiram os órgãos sexuais femininos (trompas, ovário e útero) para ter uma aparência mais condizente com o gênero com o qual se identificam.

Programação de terça (22)

14h – Vídeo diálogo (Filme: “Tom Boy”), com Leonardo Maners – Atividade aberta para todos os participantes;

14h – Oficina: Homens trans protagonizando (Leonardo Tenório) – Oficina exclusiva para homens trans;

16h – Café poético – Apresentação de Willany Gomes (Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria), com poemas temáticos;

16h30 – Oficina: “Eles TRANSam: Prevenção para homens trans” – Oficina exclusiva para homens trans (GMMQ e Luar na Relva);

16h30 – Oficina: “Montaria Engajada: Tá pensando que drag king é bangunça?”. Oficina aberta para todos os participantes (Bruno Rapchaell – assistente social do projeto);

18h30 – Resultado das oficinas.