Gestores se reúnem para implementar metas para a educação este ano

Por - em 357

“2013 será o ano da Educação Infantil em João Pessoa”, as palavras do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo começam a ganhar peso, com o primeiro encontro reunindo os gestores dos Centros de Referência (Creis) e das escolas de Educação Infantil. O evento pedagógico vai ser realizado, a partir das 8h, desta sexta-feira (25), no Centro de Capacitação Profissional de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, nº. 277, Expedicionários.

Em pauta, a implementação de uma proposta para o desenvolvimento pleno da criança de 0 a 5 anos, de acordo com suas necessidades e capacidades, valorizando-a e respeitando-a de forma integral.

A meta da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) é favorecer a integração dos profissionais envolvidos com a educação infantil, proporcionando a construção de um ensino de qualidade fazendo com que todos se sintam parte importante no processo, que reflete diretamente na sala de aula.

“A ideia é que seja oportunizado as nossas crianças situações em que elas possam construir seus conhecimentos e desenvolver suas capacidades e habilidades, nos aspectos físico, afetivo, intelectual e social”, esclareceu a coordenadora da educação infantil, Francineide Ribeiro.

Na ocasião, vai ser apresentado e discutido o modelo de trabalho a ser desenvolvido durante o ano letivo 2013 que vai abordar os seguintes temas:

Integração entre as unidades de educação infantil do município; Importância do cuidar e educar; A criança como sujeito de direitos; Parceria com a família; Acompanhamento pedagógico; Estrutura e funcionamento das unidades (rotina) e competências do gestor.

Municipalização de creches – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e o governo do Estado firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determina que as 29 creches estaduais em funcionamento na Capital paraibana sejam de responsabilidade do município, a partir de agora.

Conforme descrito no próprio TAC, as creches estaduais se encontravam deficitárias e as crianças não tinham atendimento compatível com a dignidade da criança e do adolescente. “É um ganho para o município, para as crianças e para a sociedade pessoense”, afirmou o secretário de Educação, Luiz Sousa Junior.

Neste primeiro semestre, a PMJP vai receber seis creches: Renato Lucena (Jaguaribe), Maria de Fátima Amorim Navarro (José Américo), Lindemberg Vieira (Centro), Glória Cunha Lima (Valentina Figueiredo), Fabiana Lucena (Ipês) e Pedrelina Maria de Jesus (Varadouro). Essas duas últimas serão desativadas, mas as crianças serão recebidas pelo município.

No segundo semestre desse ano, o Governo Municipal receberá mais cinco creches e, em 2014, as demais.