Parceria entre SMS e conselhos de profissionais de saúde tem boa repercussão

Por - em 590

A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os conselhos regionais dos profissionais de saúde, firmada em reunião convocada pelo secretário da pasta, Lindemberg Medeiros, nessa quarta-feira (23), deixou a categoria animada diante da possibilidade de um trabalho conjunto. “Foi uma ideia muito bem-vinda, que nos permitirá diagnosticar dificuldades e apontar soluções para melhorar a saúde oferecida à população do município”, destacou o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), João Gonçalves Medeiros.

Na ocasião, conselheiros e representantes da SMS pensaram uma série de medidas que fortalecerão a parceria pelos próximos quatro anos. Fortalecer a educação continuada dos profissionais de saúde da rede municipal, regularizar os profissionais de saúde nos conselhos de classe e estabelecer um diálogo entre o setor público e essas entidades são algumas dessas medidas, que serão ajustadas no decorrer das próximas reuniões. “Com esse trabalho, teremos um diagnóstico preciso da saúde em nosso município, pois cada representante do conselho vai elaborar um relatório que servirá de subsídio para essa avaliação”, acrescentou João Gonçalves.

A ação foi uma iniciativa do secretário, com objetivo de reforçar o diálogo entre a SMS e os conselhos. No encontro inédito, também foram discutidos temas como a implantação de um fórum semestral para analisar as demandas comuns, a obrigatoriedade de cada profissional apresentar uma certidão negativa anual, emitida por seus conselhos, e o estabelecimento de critérios seletivos para a realização de interdições éticas.

O que mais chamou a atenção na reunião, segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), Ronaldo Miguel, foi a demonstração de respeito da nova gestão para com os órgãos representativos. “A partir do momento em que o secretário chama os conselhos para discutir e pedir opinião, é porque há um desejo real de achar as melhores soluções para os problemas da saúde no município”, enfatizou.

Segundo ele, a reunião foi o primeiro passo para uma troca de informações. “O próximo passo será um encontro individual de cada conselho com o secretário, para que ele tome ciência dos problemas”, complementou o presidente do Coren.

Na reunião, estavam presentes integrantes dos conselhos regionais de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Radiologia e Educação.