Concluintes do Curso de Marcenaria Básica recebem certificados

Por - em 319

Alunos do Curso de Marcenaria Básica da Escola de Formação e Qualificação em Marcenaria receberam os certificados de conclusão na tarde dessa quinta (31). A capacitação foi realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O evento foi realizado na Avenida Santa Bárbara, S/N, no bairro Jardim Cidade Universitária e contou com a presença da secretária da Sedes, Marta Moura e a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar Nutricional (Dessan), Aline Martins.

Em depoimento, Ana Patrícia, mãe de um dos alunos, retratou a importância do curso para o crescimento profissional e pessoal do seu filho; “Esse curso trouxe para ele uma nova oportunidade de vida. Estava perdendo o meu filho para o mundo das drogas. Além de estudar, ele ganhava uma bolsa de estudo para se qualificar e assim pode sair da vida que levava. Eu só tenho a agradecer a Deus e a todos que ajudaram meu filho,” concluiu.

Para João Carvalho, um dos alunos, o término do curso é a certeza de uma vida melhor.Ele acredita que  com a qualificação profissional, novos horizontes irão abrir e dessa maneira irá se inserir no mercado de trabalho.

Parceiros – Durante a entrega dos certificados a secretária, Marta Moura, evidenciou a importância de cursos profissionalizantes para inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. Ela concluiu parabenizando alunos, parceiros, Associação dos Artefatos de Madeiras no Estado da Paraíba (Amape), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e toda equipe pelo o empenho.

Resultados – Vinte e um estudantes com idade entre 16 e 25 anos receberam o certificado. Durante o  curso, eles tiveram contato com o universo da marcenaria. Aprenderam a manipular os equipamentos, a fazer a leitura dos projetos interpretando desenhos técnicos e a produzir peças básicas. Parte dos alunos já estava empregado, antes mesmo de concluir o curso .

Nos últimos quatro anos, a oficina escola já formou mais de cem alunos de baixa renda, gratuitamente, sob a coordenação do educador marceneiro Vando Arruda, que dirige a unidade desde 2008, início do projeto.

O trabalho pedagógico e as ações desenvolvidas pela Oficina Escola da PMJP já foi destaque na edição 75 da Revista “Móbile – Sob Medida”, do Estado do Paraná. A publicação, de circulação nacional, destacou as práticas sustentáveis e de desenvolvimento social adotados na confeção de movéis.