Sedes participa de atividades realizadas pelo Projeto Acesso Cidadão

Por - em 324

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), participou das atividades oferecidas pelo projeto Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura.

O projeto voltado para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, iniciou em dezembro de 2012 e ocorre todo sábado pela manhã na praia de Cabo em frente à Fundação Casa José Américo.

O Acesso Cidadão é formado por profissionais voluntários, especializados no atendimento a pessoa com deficiência, nas áreas de saúde, esporte e lazer adaptados e funciona como um mecanismo de incentivo a participação e integração dos familiares de pessoas com deficiência; assegurando acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais.

Para o presidente da ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social), Genilson Machado, o trabalho que tem como um dos parceiros a PMJP, veio como forma de destravar as barreiras arquitetônicas que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enfrentam. Segundo ele, “Vivemos em uma paraolimpíada, sempre enfrentando obstáculos, até no que diz respeito a fazermos o que gostamos e nos dá prazer”, concluiu.

Para Patrick, 15 anos, portador da Síndrome de Morquio quatro A, a realização desse projeto é uma forma de permitir a acessibilidade a todos os portadores. Ele afirmou que durante a semana anseia pelo o sábado, porque quando está participando das atividades oferecidas pelo projeto, as limitações são esquecidas, e se torna um adolescente como qualquer outro.

Equipamentos disponibilizados – São abonadas ao público do projeto; 13 cadeiras anfíbias, 02 caiaques, 02 rent bike, 17 raquetes de frescobol, 02 kits de bocha, 02 tabelas de basquetes.

Modalidades Oferecidas – surf adaptado, vôlei sentado, caiaque, rent bike, bocha, basquete e frescobol.

Assim como, palestras e diversas atividades são promovidas nas dependências da Fundação Casa de José Américo.

Perspectivas – Além de tantas atividades oferecidas, o turismo adaptado será mais uma opção para o mês de março. Um micro ônibus adaptado com capacidade para 22 pessoas, fará um “City Tour’’ pelo litoral da nossa João Pessoa. Além disso, o projeto irá alcançar outros municípios que pleiteiam esse trabalho, levando assim acessibilidade a outros cidadãos.

Quem quiser participar do Projeto Ação Cidadão, basta se dirigir ao local para realização do cadastramento.